5ª Igreja Presbiteriana de Itabuna realiza encontro da “melhor idade”

encontro para estimular o grupo - Foto Nancy Macedo

Devido ao maior controle das doenças infectocontagiosas ocasionado pelo avanço da medicina no aspecto diagnostico e medicamentoso e ao declínio da fecundidade, a expectativa de vida e o número de pessoas que ultrapassam 60 anos vem aumentando consideravelmente no país.

Em 1940 o Brasil ocupava a 16ª posição, com 2 milhões de idosos, sendo que a previsão em 2025,é que este número passará para 32 milhões, fazendo com que a nação atinja o 6º lugar. E pensando também em atender e inserir a “melhor idade” no convívio ativo da igreja, a 5ª IPB está investindo na criação deste ministério. O primeiro encontro do grupo foi realizado no último sábado de fevereiro (28), e contou com a participação de diversas mulheres acima de 55 anos.

Segundo a organização mundial de saúde (OMS), é considerado idoso qualquer pessoa a partir dos 60 anos de idade. No entanto, a Igreja, começou investir também, naqueles que estão próximos de alcançar a “melhor idade” e incluiu também no projeto indivíduos acima de 55 anos. “Queremos que quem alcançou a dádiva de chegar a melhor idade, tenha uma velhice saudável e quem está chegando lá, possa aprender como chegar com ainda mais saúde”, salientou Solange Martins, uma das líderes do ministério.

O encontro foi marcado por brincadeiras, diversão e também informação de saúde, através de uma palestra com o educador físico, Sanderson Girardi, que apresentou os benefícios da atividade física para todas as idades e em especial a “melhor idade”.

“Todos nós precisamos nos exercitar, o ideal é que façamos diariamente, mas se não for possível, que seja feito no mínimo, 3 vezes na semana, pois a atividade física melhora da velocidade de andar; melhora do equilíbrio; contribui para a manutenção e o aumento da densidade óssea; ajuda no controle de diabetes, doenças cardíacas, artrites; diminui a depressão; mantém o peso corporal; incrementa a flexibilidade; melhora os reflexos e o fortalecimento muscular”, destacou o educador.

Animadas, o grupo de “meninas” (carinhosamente chamadas pelas organizadoras) relembrou cânticos em gratidão ao Senhor pelo momento. Ao final, foram presenteadas com lembrancinhas, e incentivadas a voltar no último sábado do mês de março para um novo encontro. O grupo também será beneficiado com descontos em clínicas médicas, consultórios odontológicos, laboratórios de análises clínicas e em clubes para a prática de hidroginástica.

Os encontros da “melhor idade” serão realizados sempre no último sábado de cada mês, a partir das 15h, no salão anexo da 5ªIPB (Rua Liberdade, 496 – São Pedro. Itabuna) e podem participar maiores de 55 anos, sendo homens ou mulheres.

Fonte: Ascom 5ª IPB

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *