A partir da próxima semana ônibus circularão com novas placas de itinerário

Modelos de placas de itinerários e linhas de ônibus em Itabuna - Foto Divulgação 2

Visando um melhor atendimento aos usuários do Sistema de Transporte Coletivo em Itabuna, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) começa a substituir, a partir da próxima segunda-feira, todas as placas indicativas do itinerário dos ônibus urbanos. As novas placas bem mais modernas e com melhor visibilidade serão identificadas por cores indicando as linhas e serão fixadas no para-brisa dianteiro de cada veículo.

De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito da Settran, Tomaz Fernandes de Sousa, todos os veículos que fazem as linhas bairro/bairro (BB), por exemplo, receberão uma placa na cor azul com a indicação do itinerário. Já as linhas do percurso bairro/centro (BC) serão reconhecidas pela cor verde. A cor amarela será destinada aos ônibus que fazem o trajeto dos bairros e do centro da cidade para a área rural (RB e RC). Os ônibus das linhas circular vão receber placas na cor vermelha.

Já as placas de vias terão fundo branco com letreiro verde e as logomarcas da Prefeitura e da Settran. Tomaz Fernandes explicou que as placas de vias são aquelas afixadas nos ônibus que também fazem itinerário alternativo, a exemplo das que servem ao Hospital de Base. Nesse caso o nome do hospital aparecerá escrito em letras verdes. É o caso, por exemplo, de ônibus semicirculares que saem do bairro Santa Inês, passa pelo bairro de Fátima, centro, Hospital de Base e retorna à origem.

“A mudança nas placas se faz necessária, pois vai permitir ao passageiro melhor visibilidade para identificar o itinerário do ônibus pela cor da placa a partir de certa distância”, justificou o diretor da Settran. Ele adianta que as placas indicativas das linhas são confeccionadas em material galvanizado, com letreiros adesivados e medem 40×40 centímetros. Diferente da que indica o itinerário que medem 13×50 centímetros.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *