Ação ajuda a ampliar frequência escolar de estudantes em Itabuna

Busca ativa da Secretaria da Educação elevou frequência em sala de aula - Foto Pedro  Augusto

A Prefeitura de Itabuna conseguiu reduzir o número de faltas dos estudantes de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família ano passado, a partir da adoção de um calendário de reuniões nas escolas das redes municipal e estadual de ensino com o objetivo de conscientizar as famílias e garantir a frequência dos estudantes em sala de aula.

Relatório do Departamento de Planejamento, Pesquisa e Informações Gerenciais da Secretaria de Educação mostra que houve redução no número de alunos não localizados. Na faixa etária entre seis e 15 anos as faltas atingiram 713 estudantes entre fevereiro e março do ano passado ante 3.806 do mesmo período de 2012, enquanto no universo de alunos com idade entre 16 e 17 anos a evasão chegou a 241 ante 251 no mesmo período.

O coordenador do Sistema Informatizado de Presença da Secretaria da Educação, Fábio Mendes Pereira, adianta que o processo de busca dos alunos e de conscientização dos pais ou responsáveis é efeito em parceria com a Secretaria da Assistência Social – SAS, responsável pela execução e cadastramento das famílias beneficiárias do Bolsa Família. “Neste ano vamos continuar com a busca para assegurar que as famílias de baixa renda cadastradas não fiquem fora do benefício e mantenham seus filhos em sala de aula, uma das principais propostas do programa”, reforça

O diretor do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria da Assistência Social, Elan Barros, alerta que se o cadastro não for atualizado regularmente ou sempre que ocorrer alguma mudança de domicilio, a família pode ter o beneficio bloqueado. Para Fábio Pereira é essencial a participação efetiva de todas as famílias que recebem o beneficio do Bolsa Família na atualização cadastral tanto na SAS quanto na Secretaria de Educação sempre que houver a transferência do aluno de uma unidade escolar para outra ou mesmo a mudança de endereço residencial.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *