AGRICULTORES FAMILIARES RECEBEM MUDAS DE CACAU

mudas-do-cacau.jpg

Pequenos produtores familiares de Itabuna começam a ser beneficiados nesta terça-feira, 16, com as ações governamentais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), em parceria com o Governo do Estado. Inicialmente serão entregues mudas de cacaueiros produzidas pelo Instituto Biofábrica de Cacau disponibilizadas através do programa Cacau Para Sempre, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), bem como a distribuição de adubos.

As ações serão iniciadas pela região do Riberio Seco, quando técnicos da Seagrima e da CAR fazem a entrega das mudas e de adubos para as famílias dos pequenos cacauicultores. Os pequenos produtores familiares beneficiados foram identificados pela Secretaria Municipal de Agricultura em áreas de cabruca bem conservadas nas regiões de Mutuns e da Agrafam, na zona norte do município, e no Ribeirão Seco, a sul.

A iniciativa da Seagrima visa tornar estas áreas em referenciais para avaliações de recomposição de estandes, observação de avifauna, elaboração do inventário florestal e levantamento dos serviços ecológicos potenciais de cada propriedade e da microrregião.

Feira Junina

Como tradicionalmente acontece, a Seagrima também promove nesta quinta e sexta-feira (dias 19 e 20), na extensão da Rua Osvaldo Cruz, no centro da cidade, a Feira Junina da Agricultura Familiar, quando a comunidade regional poderá adquirir, a preços diferenciados dos praticados no mercado, produtos tradicionais das festas juninas, a exemplo do milho verde, amendoim, laranja, mandioca, licores de frutas regionais e farinha de puba e tapioca.

Para garantir a safra de milho, nesta época do ano, a Prefeitura de Itabuna distribuiu, no mês de março, sementes de milho e feijão aos pequenos agricultores familiares. A Feira Junina da Agricultura Familiar acontece ao lado da FTC Itabuna.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *