Aniversário de Itabuna terá mutirão de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde promove no dia 27/07, das 07h às 12 horas, no Espaço Cultural Josué Brandão na Câmara de Vereadores de Itabuna, o I Mutirão da Saúde. O evento faz parte das comemorações pelos 103 anos da cidade e vai disponibilizar em larga escala orientações e serviços de saúde para a comunidade.

A população terá acesso a balcão de informação sobre o Cartão de Saúde e doenças e acidentes do trabalho, atividades educativas de prevenção e orientação a saúde bucal, com distribuição de kits com escova e creme dental; além de atendimento com 10 consultórios móveis dos Voluntários do Sertão, teste de glicemia e técnicas de primeiros socorros com a equipe do SAMU 192.

Serão facilitadas as autorizações de exames laboratoriais, também mamografia e ultra sonografia mamária. Prevenção do Câncer de Mama e Colo Uterino em parceria com o Grupo Se Toque. Orientação para prevenção e realização de Teste Rápido DST/AIDS e hepatites virais, além de captação de doadores de sangue para o Hemocentro da cidade.

Consultas e avaliação oftalmológica com acuidade visual, rastreamento de glaucoma, glicemia capilar em parceria com o Hospital de Olhos Beira Rio, Day Horc e Fundação Regina Cunha.

Também será oferecida avaliação fonoaudiológica em parceria com o Centro de Saúde Auditiva de Itabuna (Cesai). Avaliações para cirurgias bariátricas, atendimento com anestesista e cardiologista; angiologista, endocrinologista e pneumologista. Uma equipe multifuncional com psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta ficará a disposição da população. Será apresentado um vídeo sobre cirurgia bariátrica e equipamentos relacionados à cirurgia. A Fundação Jose Silveira vai colaborar com um baú de serviços que inclui: ultra som; mamografia; ginecologia; odontologia.

Novos equipamentos e mobiliários

As Unidades Básicas de Saúde de Itabuna vão receber mais de 200 itens como armários, mesas, porta-soro, bebedouro, cadeiras, longarinas, além de medicamentos, insumos e equipamentos. A parceria foi assegurada pelo secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, em reunião com o secretário Renan Araújo. A parceria garante melhorias para as Unidades Básicas de Saúde que estão em fase final de reforma.

Ainda como parte da programação de aniversário no dia 27/07 acontece a inauguração da emergência reformada do Hospital de Base, às 11 horas. O secretário, Renan Araújo, adiantou que nas próximas semanas passa a funcionar, temporariamente, a Central de Regulação de Leitos na sede da Secretaria de Saúde até que se encontre um lugar definitivo.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *