APLICAÇÃO DA 2ª DOSE DA VACINA CONTRA HPV PROSSEGUE EM ITABUNA

VACINA1.jpg

Em Itabuna 4.862 garotas já tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), aplicada de abril a agosto deste ano. A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra HPV começou no dia 1º de setembro e prossegue em todas as unidades de saúde. O público-alvo são garotas pré-adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos, que tomaram a 1ª dose até o mês de agosto.

A Secretaria Municipal da Saúde alerta para a necessidade de as adolescentes ou os pais analisarem na caderneta de vacinação a data em que a primeira dose foi tomada e só procurarem a unidade de saúde exatamente seis meses após essa data. Haverá ainda uma terceira dose que será aplicada depois de cinco anos.

Assim como na primeira fase, além das unidades de saúde, a vacinação acontece também nas escolas de acordo com o calendário de visitação elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde. Para que a garota seja vacinada é necessário apresentar o cartão de vacinação comprovando que tomou a primeira dose.

A vacina, que antes somente poderia ser tomada em clínicas particulares, era cara e inacessível à maioria da população e protege contra os tipos 6 e 11 do HPV, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo do útero. A vacinação é uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *