Aulas na UFESBA podem começar em 2014

Depois de assinar o termo que cede a posse do prédio e entregar as chaves ao Reitor da instituição, professor Naomar Almeida Filho, o prefeito afirmou que a universidade vai contribuir para transformar não só Itabuna, mas toda a região. “Esta universidade, será responsável, com toda certeza, por uma grande transformação social, cultural e econômica”.

O prefeito lembrou que, logo após a presidenta Dilma Rousseff sancionar a lei que criou a Universidade Federal do Sul da Bahia, a administração municipal acelerou a definição do imóvel para a instituição e uma semana depois da assinatura da presidenta, o imóvel já estava alugado para que as aulas possam começar, como previsto, em setembro de 2014.

O secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, lembrou que essa é uma história feita a mil mãos, nasceu da idéia de trazer uma extensão da UFBA e se tornou um passo muito maior. “O importante agora é estarmos unidos para construir uma universidade moderna” convocou. A secretária da Educação, Dinalva Melo, também fez uma convocação: “Estamos comemorando uma universidade, mas estamos começando apenas a quarta no Estado, enquanto Minas Gerais já tem 12. Não podemos cruzar os braços, precisamos continuar com o espírito de luta”.

O reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida Filho, esclareceu sobre a estrutura da universidade, que vai instalar diversos colégios universitários e não apensa alguns campi em cidades estratégicas. “Essa instituição será uma rede de educação pública presente em todos os municípios da região, isso permite uma interiorização mais justa”. Naomar disse saber o desafio grande que tem pela frente, visto que será testado o novo, mas prometeu trabalhar para que essa instituição mereça o orgulho de todos.

Participaram da solenidade histórica da entrega do prédio – onde funcionarão a reitoria e o campus da UFESBA – os deputados federais Márcio Marinho e Geraldo Simões, os estaduais José de Arimatéia e Ângela Souza, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães (representando o governador Jaques Wagner), o presidente da Câmara Municipal, Aldenes Meira, os vereadores Joilson Rosa, Carmem do Posto, Cesar Brandão, Paulinho do INSS, Junior Brandão, pastor Francisco e Jairo Araújo e todos os secretários municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.