Autoridades participam da abertura da Feira do Mel em Itabuna

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, participou da abertura 6ª Feira do Mel de Itabuna. O evento que começou nesta segunda-feira (11) e segue até o próximo sábado (16), na praça Olinto Leone, é uma realização da Ceplac em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Instituto Chocolate, Associação dos Meliponiacultores e Conselho Nacional de Agronegócios das Abelhas. A feira do Mel vai mostrar, durante seis dias, os mais variados tipos de produtos ligados ao mel, a exemplo de pólen, o próprio mel puro e seus derivados e ainda receitas, cerveja e cachaça todas feitas com mel, frutas frescas e secas com mel cristalizado, geleia real e o destaque para as abelhas de várias espécies, desde a rainha às operarias.

Entusiasmado com a perspectiva de sucesso da feira, o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, Erlon Botelho, adianta que durante os dias do evento, haverá degustação da cerveja artesanal feita à base de mel e também de outros derivados do produto. “Acredito que toda a cadeia produtora do mel estará presente em função da importância deste produto para a economia estadual e, principalmente, para Itabuna e região”.

O diretor lembra que foi por intermédio do projeto “Abelha Rainha”, da Ceplac, coordenado pelo professor Edney de Oliveira Magalhães, que a Bahia se tornou a maior produtora de mel do Brasil, inclusive com reconhecimento internacional. “A feira vai oportunizar ao público conhecer mais de perto as abelhas, a necessidade de sua preservação, a produção e ainda poder fazer compras com preços justos”.

Tendo como lema “Sem abelha…sem vida!”, os organizadores da Ceplac destacam a importância das abelhas, que são consideradas como crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas. “Na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos indispensáveis para a agricultura brasileira”.

A Feira do Mel conta com a parceria da Prefeitura de Itabuna, Instituto Chocolate, Associação dos Meliponiacultores e Conselho Nacional de Agronegócios das Abelhas e terá a participação de diversos apicultores que estarão expondo o que há de melhor no que se refere ao mel.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *