Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna convoca de doadores

bando de sangue.jpg

Doe sangue, ajude a salvar vidas! Nunca é demais lembrar que este simples ato de amor e solidariedade faz toda a diferença na vida de quem precisa de uma doação, principalmente neste período em que antecede os festejos juninos. O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) está com o seu estoque reduzido, sem condições de atender a crescente demanda.

A unidade que atendeu em 2013 a 197 municípios da região está com estoque de sangue reduzido de todos os grupos: A, B, AB e O. “Todos os anos passamos por esta mesma dificuldade. Muitas pessoas entram de férias, viajam, se envolvem nos festejos e esquecem de doar sangue. Precisamos de doações com urgência, pois este também é um período em que aumenta consideravelmente a demanda por transfusões”, lançou o alerta Rosildo Ribeiro, do Serviço de Captação de Doadores do Banco de Sangue da SCMI.

Atualmente, a unidade tem coletado 35 bolsas de sangue diariamente, mas o ideal seria 54 para fechar o mês com cerca de 1400 bolsas de sangue. “No ritmo que estamos, fecharemos o mês com 700 bolsas. Essa é uma situação que se repete todos os meses, mas agora se intensificou”, lamentou. Aproveitando a passagem do Dia Internacional do Doador de Sangue, comemorado em 14 de Junho, o Banco de Sangue está em campanha para atrair doadores. “Com o apoio de parceiros e da sociedade esperamos reabastecer o nosso estoque de sangue”, completou.

Todo sangue doado atende pacientes com uma infinidade de doenças, entre eles, os falcêmicos, oncológicos, aqueles submetidos a cirurgias e pacientes renais em hemodiálise. Vale lembrar que o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna atende não somente os hospitais da instituição, mas também a Maternidade Ester Gomes, o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), o Hospital de Base e hospitais de pequeno e médio porte da região, como de Ipiaú, Jequié e Gandu.

“Alguns hospitais de Itabuna tem consciência das dificuldades que enfrentamos e enviam doadores, mas outros precisam ter uma maior sensibilização com a causa”, completou Rosildo Ribeiro. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter peso igual ou superior a 50 quilos; não ter comportamento de risco e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis).

Como chegar
O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas; e aos sábados, das 7 às 13 horas. Mais informações pelo telefone: (73) 3214-9126. Vale lembrar que a unidade não funcionará no dia 24 de Junho por conta do feriado de São João.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *