CAMINHADA PELA PAZ ENCERRA A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Foto Gabriel de O11.jpg

A “Caminhada pela Paz no Trânsito” pela Avenida do Cinquentenário envolvendo estudantes da rede pública e particular de ensino encerrou, na tarde desta quinta-feira, as atividades da programação da Semana Nacional do Trânsito em Itabuna. Com o tema “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, o evento da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) foi iniciado na quinta-feira passada, dia 18 na Praça José Bastos, no Centro da cidade.

Nesta tarde, os participantes saíram do Jardim Ó e percorreram a Avenida do Cinquentenário com o objetivo conscientizar motoristas e motociclistas sobre a necessidade de dirigir com responsabilidade. De acordo com a coordenadora pedagógica da Settran Elessandra Bispo o encerramento da Semana Nacional de Trânsito marca o sucesso das ações que envolveram exposição, blitzen educativas, palestras e atividades para crianças em uma minicidade.

“Essa caminhada tem a função de incentivar a segurança e o respeito aos pedestres, já que o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano foi em alusão a eles. Convidamos instituições e escolas para intensificar a educação no trânsito para as crianças e jovens, que também são pedestres, um elemento importante no trânsito. Além disso, nosso objetivo é formar um trânsito melhor para que cada um possa cumprir seu papel em prol da segurança”, explica Elessandra.

Segundo Luciana Carlos, moradora do bairro São Judas, que acompanhava a filha Pétla Ceuta, 8 anos, aluna da Escola Lua Nova, foi bom fazer parte desse momento educativo realizado pela Prefeitura. “Deve-se respeitar as leis de trânsito para termos a segurança que garante respeito à vida humana. Com a participação de todos repensaremos comportamentos no trânsito e transformaremos o discurso em prática”, destaca Luciana Carlos.

Os alunos das escolas Castelo Branco, Batista da Califórnia, Plínio de Almeida, Lua Nova e do Grupo Escolar Pedro Lemos caminharam com alegria durante a mobilização organizada pela Settran. Além disso, houve apresentações das fanfarras do Instituto da Flauta Carlos Oliveira e dos Lobos Guerreiros, do Centro de Atenção e Integração da Criança (CAIC Jorge Amado).

Nas ações educativas no decorrer da Semana Nacional de Trânsito, a Settran procurou reforçar a necessidade de os condutores ou pedestres respeitarem a faixa de segurança. “O recado a todos que participaram desta Semana foi dado por meio das ações que aconteceram, mas sabemos que a preocupação com a segurança no trânsito deve ser rotina cotidiana dos cidadãos”, completa Elessandra Bispo.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *