CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS VISA MELHORIA DO ATENDIMENTO ÀS MULHERES E BEBÊS

Foto Gabriel de Oliveira 4.jpg

Dentro do programa de qualificação do servidor público municipal e visando aumentar o conhecimento da população sobre a importância do aleitamento materno e saneamento básico, os agentes comunitários de saúde de Itabuna participaram de um encontro de capacitação, quando foram discutidos programas como a Rede Cegonha, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e a criação da Rede Municipal de Saúde Mental, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro de Fátima.

A Rede Cegonha, mantida pelo Governo Federal com participação dos municípios, assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, atenção humanizada à gravidez e ao parto. Também garante às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis e redução da mortalidade de mães e bebês. A capacitação dos agentes de saúde tem como objetivo a melhoria do atendimento às mulheres (durante a gravidez, no parto e pós-parto), ao recém-nascido e às crianças até dois anos de idade.

SANEAMENTO BÁSICO

Os agentes também participaram de uma discussão sobre a política de esgotamento sanitário, abastecimento de água e coleta, destinação e tratamento de resíduos sólidos dentro do Plano Municipal de Saneamento Básico. Os agentes comunitários vão ajudar a levar detalhes do PMSB aos moradores do município.

Segundo a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Margarida Amorim, a capacitação dos agentes tem sido bem sucedida porque ensina novas formas de aplicar procedimentos e propicia melhor e maior atendimento à comunidade, com ampliação das informações passadas às famílias de Itabuna.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *