CAPS REALIZA II SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL EM ITABUNA

CAPS Foto Wilson Oliveira.jpg

O Centro de Atenção Psicossocial II (CAPs) prossegue nesta quarta-feira com as atividades multidisciplinares da “II Semana da Luta Antimanicomial”, que se encerra na sexta-feira. As atividades visam favorecer o processo de compreensão sobre a luta antimanicomial, o desenvolvimento de atitudes de autoestima dos pacientes e a vivência em grupo.

A proposta da “II Semana da Luta Antimanicomial” é intensificar o agrupamento dos pacientes com diferentes transtornos psicossociais ao meio social interno e externo e aprimorar habilidades e competências através das atividades produtivas em grupo com orientação e acompanhamento especializado. Para a terapeuta ocupacional Sônia Céu, o trabalho consiste em reeducar, reinserir e reabilitar os pacientes para melhorar a vida de cada um em relação à família e à sociedade em geral.

A metodologia consiste em desenvolver o processo participativo de todos envolvidos com atividades organizadas que intensificam a confraternização entre os usuários dos serviços do CAPs II, juntamente com os familiares, equipe multifuncional e colaboradores. Nesta quarta-feira equipe e pacientes realizarão oficina de papietagem (bate-papo), almoço e show de talentos. A programação se estende nas manhãs de quinta-feira e sexta-feira quando acontecerão passeios ao Shopping Jequitibá e à Praia do Sul, em Ilhéus.

Para o educador físico do CAPS II Ednor Monteiro da Cruz, as atividades também objetivam permitir a construção e socialização dos resultados das produções feitas pelos próprios pacientes. “Estamos trabalhando para inserir nossos pacientes em atividades rotineiras da sociedade. As oficinas ajudam na interação social”, destaca.

Na terça-feira um grupo de 29 pacientes participou das atividades de alongamento, aula de dança, oficina de subjetividades e piquenique na área externa do Tiro de Guerra 06-007, localizado no bairro Jardim Grapiúna. As atividades da “II Semana da Luta Antimanicomial” se iniciaram na segunda-feira passada com a campanha de vacinação contra a gripe e contra o vírus influenza, palestras, almoço e sessão de cinema.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *