NOVO CARRO GLOBAL DA FORD SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA

A Ford apresenta nesta quarta-feira, 13, o novo veículo global da marca, no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari. Com esse modelo, a fábrica terá a capacidade máxima ampliada de 250 mil para 300 mil unidades, gradativamente, até 2015.

O complexo automotivo da Ford em Camaçari entra em uma nova fase. Com a presença de William Clay Ford Jr., conhecido como Bill Ford, presidente do conselho de administração do grupo e bisneto de Henry Ford, a solenidade na fábrica baiana marca a oficialização da produção do novo carro global da marca. O sucessor do Ka – que será apresentado como Ka Concept – chega para brigar com o Fiat Uno e Up!, modelo a ser lançado pela Volkswagen. Assim, aumentará em 50 mil a capacidade da planta, chegando aos 300 mil carros/ano – incluindo o EcoSport e o futuro veículo. De quebra, a Bahia ganha ainda parte da produção de motores – com a nova linha de propulsores compactos.

Essa é a segunda vez que um veículo da Ford é desenvolvido e fabricado na Bahia. O primeiro foi o Ecosport, lançado em abril de 2012. O estado possui um dos oito centros mundiais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Ford. A empresa não revela o nome do modelo, que foi concebido para ser o compacto substituto do Ford Ka.

Para o coordenador de acompanhamento conjuntural da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Luiz Mário Vieira, o desenvolvimento de modelos de veículos na Bahia é bom para a indústria do estado, de um modo geral. “Isso provoca um efeito interessante de inovação e formação de mão de obra local; vai criando um know-how”. A ampliação da produção não é o único investimento da Ford em andamento. A empresa também vai inaugurar a primeira fábrica de motores em Camaçari, em um investimento de R$ 400 milhões. Bahia Gente e Mercado

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *