Casa da Moeda adere à campanha “Igualdade racial é pra valer”

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) assina um protocolo de intenções nesta segunda-feira (15), com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), para aderir à campanha “Igualdade racial é pra valer”. O objetivo da parceria é o fortalecimento de iniciativas de combate ao racismo, de promoção da igualdade racial e da efetivação de ações afirmativas no âmbito da Casa da Moeda.

O ato de assinatura será às 10h, no Bloco ‘A’ da Esplanada dos Ministérios, com a participação do presidente Francisco Franco e da ministra Luiza Bairros, respectivos titulares das duas instituições. O evento seá transmitido pelo linkhttp://assiste.serpro.gov.br/igualdaderacial/

Antes, haverá uma Roda de Conversa sobre “O papel das empresas na promoção da igualdade racial”, que terá intervenções de Wania Sant’Anna, pesquisadora e consultora para Relações Raciais da Petrobras; de Mirian Cristina Eisenhut Carravetta, gerente da Empresa de Correios e Telégrafos; e Marcus Pedrini, que é diretor de Patrocínios da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR).

Pelo acordo, a CMB se compromete com a mensuração de indicadores de igualdade racial e de gênero dos profissionais que compõem o quadro da empresa; com a proposição e aplicação de medidas de ação afirmativa com recorte racial e de gênero voltadas para o desenvolvimento profissional de seus quadros, assim como em programas de estágio; estimular ações de promoção da igualdade racial entre seus fornecedores de serviços e produtos; e fomentar na programação do Clube da Medalha do Brasil, honrarias comemorativas com mensagem alusiva ao tema.

Outras ações prevêem a promoção da igualdade racial em sua atuação na área social junto a comunidades carentes do seu entorno, incorporando ao Programa Atitude Cidadã, ou em outro que venha a ser instituído pela empresa, o financiamento de projetos esportivos e educativos de e para a população negra; e a integração da dimensão da igualdade racial no conteúdo dos seus espaços culturais, destacando a contribuição de pessoas ou organizações negras na empresa.

Igualdade racial é pra valer

Lançada pela Seppir em 2011, Ano Internacional dos Afrodescendentes, a campanha “Igualdade racial é pra valer” convoca a sociedade a incorporar o movimento pelo fim do racismo no Brasil.

As parcerias são estabelecidas com órgãos do governo, a iniciativa privada e a sociedade civil, visando ao fortalecimento da promoção da igualdade racial em diferentes segmentos.

A iniciativa já conta com a adesão de governos estaduais e municipais, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; dos ministérios da Saúde, Educação e Justiça (através da Polícia Federal); da Petrobras, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da Caixa Econômica Federal, da Tepo Propaganda e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Fonte: Portal Planalto com informações da Seppir

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