Centro de Zoonoses vai imunizar 26 mil animais contra a raiva neste sábado

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria da Saúde de Itabuna espera imunizar no sábado, 21, pelo menos 26 mil animais, entre cães e gatos, durante a Campanha Nacional de Vacinação Anti Rábica. A vacinação é gratuita e será realizada das 8 às 17 horas, em todas as 40 unidades de saúde existentes no municio. O trabalho envolverá mais de 400 pessoas entre profissionais de saúde, veterinários, estudantes de medicina veterinária da Uesc, agentes comunitários de saúde e de endemias, além de voluntários.

O diretor do CCZ, Waldemar D’AFonseca, afirma que todos os esforços da equipe é para que o município atinja a meta estabelecida pela Secretaria Municipal da Saúde. Ele informa que o trabalho de vacinação dos animais foi iniciado desde o mês passado pela zona rural, onde mais de 60% dos cães e gatos já foram imunizados.

Alem disso, lembra o diretor do CCZ, o município mantém uma sala especial de vacinação animal no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto – prédio da antiga Fundação SESP, centro da cidade, funcionando das 8 às 16 horas de segunda a sexta-feira. Waldemar pede aos proprietários que não deixem de vacinar seus de animais domésticos, pois a vacina, além de gratuita, é também a única forma de proteção contra vários tipos de doenças nos animais e que também podem afetar o homem.

“A raiva canina é uma das doenças, não tem cura e pode levar o animal e a pessoa à morte em apenas 10 dias”, alerta o diretor. Waldemar D’AFonseca informa ainda que a vacina anti-rábica tem duração de um ano, por isso a importância da imunização anual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.