“CINE LITERATURA NA ESCOLA GRAPIÚNA” SERÁ TEMÁTICA DO SETE DE SETEMBRO

Soldados 15 BPM desfilam 7 de Setembro em Itabuna - Foto Gabriel de Oliveira.JPG

A Secretaria da Educação de Itabuna definiu como temática para o desfile do Sete de Setembro neste ano “Cine Literatura na Escola Grapiúna”. O tema evoca o projeto educacional “O lugar da leitura na Escola Grapiuna”, desenvolvido em sala de aula nas 110 escolas da Rede Municipal de Ensino, e o projeto “Mais Educação em Itabuna é Coisa de Cinema”, que teve a literatura regional como base para oficinas nas atividades de aprendizagem no primeiro semestre em 43 unidades escolares.

Segundo as professoras Núbia Nascimento França e Maria José Sena Silva, da Assessoria de Arte-Educação e da coordenação do Mais Educação, pela proposta as escolas municipais, estaduais e particulares participantes utilizarão como base para o desfile do Sete de Setembro assuntos relativos a livros que viraram filme, sejam eles de escritores regionais, nacionais ou da literatura universal. “O que queremos é destacar a literatura a partir das histórias levadas à tela”, disse Núbia.

O projeto já foi apresentado às 30 escolas da rede que participam do desfile, ao projeto Biblioteca Itinerante da Secretaria Municipal da Educação, às escolas particulares e estaduais e às instituições do segmento militar e clubes de serviço que desfilarão pela Avenida do Cinquentenário no dia Independência do Brasil. “Há todo um trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas municipais, que em novembro vai culminar com a Mostra Cultural do Mais Educação”, ressalta Maria José Silva.

Além de destacar obras literárias, filmes e escritores, a temática “Cine Literatura na Escola Grapiúna” também visa à leitura em seus diversos gêneros textuais de forma lúdica e contextualizada nas telas do cinema. Ao apresentar o projeto em reuniões, na semana passada, com os representantes das escolas e instituições como o 15º Batalhão de Polícia Militar, 4º Grupamento de Bombeiros e Tiro de Guerra 06-007, a diretora do CAIC Jorge Amado, Lúcia Rosa, enfatizou a importância da inclusão da literatura e do cinema no Mais Educação para reforçar a aprendizagem dos alunos, pois as oficinas temáticas encantam. “Os participantes demonstram prazer e se emocionam”, resumiu.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *