COMPLETAMENTE REFORMADO MATADOURO DE ITABUNA COMEÇARÁ A FUNCIONAR NO DIA 22

Matadouro Fotos Pedro Augusto.jpg

Depois de atendidas todas as condicionantes estabelecidas no edital da licitação realizada em abril deste ano, o prefeito Claudevane Leite reinaugurou nesta sexta-feira, em Ferradas, o matadouro municipal totalmente reformado e com capacidade ampliada para o abatimento diário de 300 animais. Entre as condicionantes cumpridas para a reabertura do matadouro estão a aquisição de equipamentos modernos, reforma do prédio e currais e construção de lagoas de decantação.

O matadouro começa a funcionar, oficialmente, no próximo dia 22 dentro das normas estabelecidas pela Portaria nº 304/2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, a unidade foi completamente reformada, teve o curral reconstruído e implantada estação de tratamento de influentes (ETI) a 450 metros do local de abate, com capacidade para 11.400 metros cúbicos de dejetos.

Entre as novidades, o matadouro terá cinco lagoas de decantação, duas câmaras para resfriamento da carne e uma para as vísceras que antes eram deixadas em um terreno baldio. Os investimentos vão garantir que os animais sejam abatidos dentro das regras sanitárias, garantindo que saia para o mercado uma carne de boa qualidade.

O prefeito destacou que o abatedouro resolve as necessidades de hoje, gera empregos, mas a cidade ganhará um frigorifico regional, que será construído na região de Ferradas, distante de área residencial. Os donos da empresa Abatedouro Frigoríficos Regional do Sul da Bahia (Afrisul) anunciaram investimentos de R$ 9,6 milhões no novo equipamento. Inicialmente, a unidade terá capacidade para abate diário de mil animais e empregará 180 trabalhadores.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns de Almeida Filho, afirmou que a reabertura do atual matadouro está garantido o emprego de 100 operários, ante 40 vagas existentes antes da interdição judicial ano passado. Participaram da cerimônia de reinauguração os secretários Wenceslau Júnior, do Planejamento e Tecnologia; Evans Maxwel Silva, de Esporte e Recreação; Ricardo Campos, presidente da Emasa, os vereadores Jairo Araújo, Ruy Machado e Cesar Brandão (líder do governo na Câmara), a coordenadora regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Fernanda Mendonça, e o diretor regional do Sindicato de Abate de Animais do Estado da Bahia, José Carlos Oliveira, além de trabalhadores e técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *