DIA D DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM ITABUNA ACONTECE NO SÁBADO

cao-gato-juntos58.jpg

Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos tem como finalidade imunizar contra a raiva mais de 30 mil animais domésticos de estimação em Itabuna. Para o Dia D, que será realizado no próximo sábado, dia 6, serão disponibilizados cerca de 400 profissionais da área de saúde e voluntários.

As 30 unidades básicas de saúde distribuídas nos bairros de Itabuna e mais 10 postos volantes montados estrategicamente em sindicatos, escolas e associações de bairros funcionarão, entre 8 e 17 horas, como postos de vacinação. Todos os animais devem ser levados aos postos para a dose da vacina.

O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses Samir Hage informa que deverão ser vacinados animais com idade a partir dos três meses de vida. “A vacinação é gratuita e é a única forma de prevenir a raiva. A doença é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal (cão ou gato) infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas. Isto pode se dar por mordedura, arranhadura ou lambedura e pode levar a morte”, explica Samir.

A Campanha de Vacinação Antirrábica foi iniciada em Itabuna no dia 11 de agosto passado. Até hoje já foram vacinados mais de dois mil animais da zona rural. No sábado foram imunizados contra a doença animais de estimação de famílias que moram nos condomínios residenciais Pedro Fontes I e II, no São Roque, e Jardim América I e II, no Nova Califórnia, do programa federal Minha casa Minha Vida.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *