“ENSAIOS NA PRAÇA” ESTREIA COM GRANDE SUCESSO EM ITABUNA

Centenas_de_pessoas_pararam_para_conferir_de_perto_as_novidades_preparadas_pelo_regente_Vilobaldo_-_Foto_Eric_Souza

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) deu início nesta terça-feira (21) ao projeto “Ensaios na Praça”, com a participação da fanfarra municipal “Falcões de Itabuna”, mantida pela FICC. A apresentação aconteceu no horário de maior movimento (início da noite), quando pessoas de todas as idades utilizam aquele espaço para passear, para momentos de confraternização em família ou mesmo para descontração e lazer.

A proposta, indica o professor Roberto José da Silva, presidente da FICC, é justamente o de fazer demonstrações públicas dos trabalhos e conquistas alcançados pela fanfarra, “que por si só encanta o coração e a alma das pessoas com músicas que fazem parte do cotidiano delas. É muito bonito ver uma praça cheia, com crianças, jovens, papais e mamães, vovôs e vovós todos reunidos na apresentação de uma banda de fanfarra”, disse.

A primeira apresentação do projeto aconteceu na Praça Otávio Mangabeira. A próxima acontecerá no bairro Santo Antônio em data ainda a ser definida. Todas as apresentações acontecerão sempre nos fins de semana e feriados.

Para Adriana Silva, 27 anos, moradora do Pontalzinho e mãe de duas crianças, “foi uma grata surpresa sair para passear com o filhos e ser surpreendida com a apresentação de uma fanfarra. A música é boa, a apresentação é sempre muito bonita. A FICC acertou em mais um projeto que nos emociona”, disse a dona de casa.

Vilobaldo Conceição, instrutor regente da fanfarra, explicou que o projeto surgiu a partir da desarticulação de algumas outras fanfarras da cidade. “Tivemos pessoas que queriam continuar num projeto desse tipo, pessoas da Fancei, da fanfarra do Imeam e também da fanfarra do CIOMF, e aí juntamos todo mundo e surgiu a primeira fanfarra de Itabuna que não tem vínculo com nenhuma escola. Isso foi em 2005. Na época, éramos a Falcões Independentes. No ano passado, a FICC começou a apoiar e a financiar o nosso projeto e aí surgiu a banda de fanfarra Falcões”, contou Vilobaldo, que disse ainda que o projeto completo demanda um tempo de pelo menos 6 meses de ensaios para que, no conjunto, haja a condição de todos fazerem uma boa apresentação. “Nós ensaiamos muito e gostamos do que a gente faz, por isso fica tão bonito. Essa primeira apresentação que fizemos, espero que seja a primeira de muitas”.

Vilobaldo aproveitou a oportunidade e informou ainda que a fanfarra está com matrículas abertas para novos integrantes. Os interessados podem buscar as informações completas pelo número de telefone (73) 8842 8246, 8879 9074 ou ainda 8857 8757, falar com Aldení, Felinilson ou Henrique. Os ensaios acontecem todos os dias, de segunda a sexta, sempre às 17h00min, na Casa das Artes – Unidade Conceição, localizada no Espaço Cultural Prof. Josué Brandão, Avenida Mário Padre, S/Nº – bairro Conceição. Outros detalhes sobre o projeto podem ser obtidos na sede da FICC, na Praça Laura Conceição, 339 – Centro ou pelo telefone (73) 3613 4915.

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Assessoria de Comunicação (ASCOM).

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *