Equipe de profissionais realizam acompanhamento de pacientes com tuberculose em Itabuna

A Secretaria da Saúde de Itabuna mantém acompanhamento dos casos de tuberculose no município com uma equipe multiprofissional e tratamento garantido, integralmente, nas Unidades Básicas de Saúde. No ano passado foram diagnosticados 153 casos ante 142 casos em 2012, mas nos dois anos o percentual de cura alcançou 85% dos pacientes.

Na segunda-feira, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a data marcou a intensificação das ações de conscientização, prevenção e tratamento da doença no município. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Itana Miranda, reforçou para a comunidade a importância da prevenção da doença e do acompanhamento feito pela Secretaria da Saúde.

“É preciso alertar a população sempre. Esse acompanhamento é necessário, inclusive, porque a propagação da tuberculose está ligada às condições de vida das pessoas. A incidência maior é nas periferias, mas a doença pode acometer qualquer pessoa mesmo na zona rural”, explicou Itana.

A coordenadora alertou que a doença é transmitida através do ar, por meio de gotículas com bacilos expelidos por um doente com tuberculose e que, ao identificar sintomas como tosse com secreção por quatro semanas ou mais, febre, perda de peso e de apetite, é necessário procurar uma unidade de saúde. “O diagnóstico precoce permite um tratamento mais eficaz e até o controle da doença”, finalizou.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *