ESCOLA DE TRÂNSITO DE ITABUNA É REFERÊNCIA PARA OUTROS MUNICÍPIOS

Primeiro Centro Municipal de Formação de Condutores da Bahia, o modelo da Escola Municipal de Trânsito de Itabuna (EMTRAN) será referência para São Francisco do Conde. O município localizado no recôncavo baiano recebeu autorização do Departamento Nacional do Trânsito (Detran) para a implantação da segunda unidade municipal do interior, com inauguração prevista para o próximo mês de julho.

Diretora de Trânsito e Transporte de São Francisco do Conde Fátima Siqueira Dantas é recebida pela direção da EMTRAN - Foto Gabriel de Oliveira
Diretora de Trânsito e Transporte de São Francisco do Conde Fátima Siqueira Dantas é recebida pela direção da EMTRAN

"Temos as melhores referências sobre a EMTRAN de Itabuna e as informações elogiosas repassadas pela Circunscrição Regional do Trânsito (Ciretran), que é o órgão estadual fiscalizador desta atividade. Isto nos trouxe até aqui para conhecer o projeto de perto", afirmou na manhã de hoje a diretora de Trânsito e Transporte de São Francisco do Conde, Fátima Siqueira Dantas.

Acompanhada da diretora-geral da EMTRAN, Edlane Brandão, e da diretora de Ensino, Elisângela Montes, a representante de São Francisco do Conde visitou as instalações e conheceu salas de aula e os equipamentos da unidade referência, inaugurada em julho de 2014 pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. Até hoje a unidade já habilitou 250 motoristas itabunenses.

Atualmente mais 80 alunos estão frequentando as aulas práticas e teóricas, que são administradas por técnicos formados na Escola Baiana de Trânsito. As aulas na EMTRAM são totalmente gratuitas e o candidato aprovados assumem a responsabilidade com os custos do laudo e exames clínicos.

Com uma população estimada em 36 mil habitantes, o município de São Francisco do Conde tem registrados 6.680 veículos de acordo com o DETRAN. A proposta da escola que vai ser implantada é atender aos novos candidatos a motoristas que não têm condições de arcar com o curso preparatório. A implantação de escola coincide com outra importante conquista para o trânsito daquele município do recôncavo, que vai ganhar uma Regional de Trânsito (Retran), órgão ligado ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

PIONEIRISMO

Atualmente na Bahia somente existem três CFCs públicos: a EPTRAN, em Salvador; a NEPTRAN, em Vitória da Conquista (Núcleo da EPTRAN) e a EMTRAN, em Itabuna. Entretanto a EPTRAN e NEPTRAN são geridas pelo governo estadual. O projeto do centro de formação de condutores da Prefeitura de Itabuna é pioneiro no Brasil.

Para o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, essa iniciativa se configura em um trabalho social importante, visto que, muitas pessoas podem, com a sua habilitação, ter a possibilidade de crescer profissionalmente ou até mesmo ter sua profissão a partir da aquisição da Carteira Nacional de Habilitação. Além da representante de São Francisco do Conde, a EMTRAM já foi visitada por autoridades de Santo Antônio de Jesus e Jacobina, na Bahia, e repassou informações sobre seu formato para a Prefeitura de Anápolis, no interior de Goiás.

__________________

Prefeitura de Itabuna

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *