ESCOLA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE ITABUNA INICIA AULAS NO DIA 29

Clodovil Soares e Edlane Foto Wilson Oliveira 1.jpg

Depois de conseguir a regularização de toda a documentação e obter autorização do DETRAN, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna anuncia para o próximo dia 29 o início do funcionamento da Escola Municipal de Trânsito, que passará funcionar integralmente como centro de formação de condutores de carros e motocicletas, para moradores do município que comprovem renda igual ou inferior a dois salários mínimos e que estudem ou tenham estudado em todos os níveis em escolas públicas. Os alunos vão pagar somente as taxas referentes ao laudo e ao psicoteste.

Desde janeiro de 2013 o prefeito Claudevane Leite estabeleceu o funcionamento da EMTRAN como uma das prioridades da gestão que, ao longo do tempo buscou organizar todas as etapas para que a escola funcionasse plenamente. A oficialização foi publicada no mês de março, quando a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) iniciou as gestões para concluir os detalhes que faltavam para implantação do programa que executa os simulados teóricos e do leitor biométrico para monitoramento dos alunos durante as aulas.

O secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, explica que um convênio com o DETRAN autorizou que fosse instalado o programa sem custos para o Município, por ser a EMTRAN uma instituição pública e sem fins lucrativos e que auxilia pessoas de baixa renda. “Preparamos toda a documentação, atestados, planta da obra, vistorias, planejamento e protocolos que permitiram a instalação da escola. Atendemos todas as exigências. A escola e os veículos estão preparados conforme a legislação”, assegura Clodovil.

Como se inscrever

O candidato a aluno da Escola Municipal de Trânsito deve ser maior de 18 anos, ter estudado ao menos o nível fundamental completo; ter renda inferior ou igual a dois salários mínimos ou estar desempregado; ter estudado ou estar estudando em escola pública ou ter comprovação de que foi bolsista integral na rede privada de ensino e ter residência comprovada em Itabuna. Foram reservadas 20% das vagas para servidores públicos municipais efetivos ou familiares que tenham renda inferior ou igual a quatro salários mínimos.

O primeiro passo dos interessados deve ser a pré-inscrição, que poderá ser feita, a partir da próxima semana, no site da Prefeitura de Itabuna (prefeituradeitabuna.com.br). Em seguida será feita uma triagem dos dados e a convocação dos selecionados para que apresentem a documentação. Cada aluno terá direito a aulas de apenas uma categoria, carro ou moto, para que mais pessoas possam ser beneficiadas. No entanto, posteriormente o mesmo aluno poderá se inscrever para outra categoria.

O candidato selecionado e matriculado deve adquirir junto ao DETRAN o laudo (R$ 100,00) e fazer o psicoteste (R$ 230,00). O aluno assistirá a 45 horas/aulas teóricas (média de três semanas) e após passar na prova teórica do DETRAN será encaminhado para as 20 horas de aulas práticas. Estão disponíveis para as aulas práticas três carros e quatro motos, além de seis instrutores práticos e dois teóricos. As provas de simulados também serão gratuitas. A aula inaugural está marcada para o dia 29 de julho, como parte das comemorações do aniversário da cidade.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *