Escolas de Itabuna cadastradas para receber instrumentos musicais

A Secretaria da Educação de Itabuna cadastrou junto ao sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) 29 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, que serão submetidas à avaliação técnica para definir quais irão receber assistência financeira do Ministério da Educação (MEC) para aquisição de instrumentos musicais e eletrônicos de áudio e vídeo destinados às atividades de banda de fanfarra, rádio escolar, hip hop, cineclube e vídeo nas escolas públicas.

A iniciativa faz parte das ações previstas no Plano de Ações Articuladas (PAR), que vem sendo executado pelo governo federal em apoio aos estados e municípios visando à melhoria da qualidade da Educação Brasileira. Após a definição das escolas selecionadas para receber o benefício do FNDE, o município deverá estabelecer convênio ou termo de compromisso e adesão à ata de registro de preços do FNDE/MEC, para a aquisição dos equipamentos.

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisas, Planejamento e Informações Gerências da SEC, Fábio Mendes Pereira, o cadastro das escolas obedeceu aos critérios estabelecidos pelo Programa FNDE – Instrumentos Musicais e Eletrônicos, a exemplo do porte escolar, quantidade de alunos e indicadores registrados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ele ressalta que o programa possibilitará à escola o acesso a recursos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem a diversidade das demandas educacionais.

“Fazem parte deste contexto, a arte, a música e a cultura. Com isto, as escolas poderão introduzir nas suas práticas pedagógicas a educação musical como exige a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira”, justifica Fábio Mendes. O diretor destaca ainda que a implantação das bandas de fanfaras vão dar maior brilhantismo à participação das escolas nas manifestações cívicas, como nos desfiles do 2 de Julho e do 7 de Setembro promovidos pela SEC em Itabuna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.