Itabuna: Divulgada programação para o Sete de Setembro

Exposições de trabalhos em desenhos e pinturas, rodas de leituras, além de estudos sobre a biografia e obra de Vinícius de Moraes estão fazendo parte do cotidiano das 22 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, que participarão do Desfile Cívico do Sete de Setembro. Organizada pela Secretaria da Educação (SEC), a festa pelos 192 anos de Proclamação da Independência do Brasil, que transcorrerá no próximo sábado, 7, na Avenida do Cinquentenário, homenageará o centenário de nascimento do poeta e cantor brasileiro Vinícius de Moraes.

Além das escolas da rede pública municipal, o desfile contará com a participação das escolas da rede estadual, da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente, escolas da rede privada, instituições militares, clubes de serviços, maçonarias e movimentos sociais. Inspirados na temática “Itabuna, Educando e Encantando com Vinícius de Moraes, cerca de 1.500 estudantes levarão para a Avenida personagens e temas que inspiraram a obra poético-literária do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, cantor e compositor brasileiro.

A Secretaria da Educação divulgou a programação do Sete de Setembro, que terá início às 8h com a solenidade de execução dos hinos Nacional e de Itabuna e hasteamento de bandeiras do Brasil, da Bahia e de Itabuna. Em seguida, acompanhado de autoridades civis e militares, o prefeito Claudevane Leite passará em revista às tropas militares, perfiladas ao longo da Avenida Fernando Cordier.

O início do desfile acontecerá às 8h30min, quando entrará na Avenida o Grupo I formado pelas instituições militares – Tiro de Guerra, Colégio da Polícia Militar, 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Veículos e Cavalaria do 15º BPM. Na sequência, desfilarão entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais e clubes de serviço, que integram o Grupo II.

A Festa Cívica da Independência terá seguimento, com a Escola Pio XII acompanhada de banda marcial. As 22 escolas municipais, a Biblioteca Itinerante e a Fundação Marimbeta, que formam o Grupo IV, acompanhadas de bandas marciais e fanfarras, entrarão na Avenida do Cinquentenário. O Desfile do Sete de Setembro será encerrado com a participação das 10 escolas da rede estadual de ensino, que formam o Grupo V.

A temática definida pela Secretaria da Educação para o Sete de Setembro em Itabuna está permitindo às escolas promover o resgate e valorização da cultura nacional com pesquisas sobre o autor das mais belas composições da música popular brasileira. Na Escola Municipal José Oduque Teixeira, por exemplo, a proposta resultou numa exposição aberta à comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.