Feira do São Caetano foi abordada como tema em seminário

Tiveram início esta semana os Seminários sobre Feiras Livres de Itabuna em preparação para o Fórum das Feiras Livres, que acontecerá no dia 22 de agosto em Itabuna. O 1º Seminário aconteceu no Escritório Local da Ceplac com o tema “Organizar para valorizar nosso feirante”, tendo como foco a feira livre do bairro São Caetano.

Na abertura, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, disse que tanto os projetos como a elaboração de marcos regulatório das feiras livres deve ter a participação direta de feirantes e comerciantes. “É a forma para que se enxerguem, cooperem e se sintam participantes diretos de todo o processo. É essa uma das mais importantes missões que nos deu o prefeito Claudevane Leite”, disse.

Mais de 30 feirantes participaram das discussões que envolveram desde a coleta de informações e sugestões sobre a situação da feira até a formação de propostas para modificações, padronização do sistema e estudos para instalação da Central Municipal de Abastecimento. A reforma completa das feiras livres da cidade integra o projeto da administração do prefeito Claudevane Leite.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Antonio Carlos Carvalho, foi palestrante no primeiro do encontro e esclareceu os participantes sobre a necessidade de manter cuidados higiênicos e sanitários com os produtos colocados à venda nas barracas e o material de trabalho. Ele disse que o papel da Vigilância Sanitária é cuidar e colaborar para que a população receba serviços de melhor qualidade.

“Estamos preparando a cidade e cuidando dos menos favorecidos. Estaremos junto com vocês, precisamos ser parceiros. Não queremos que vocês corram dos fiscais, mas que sejam nossos colaboradores” pediu o coordenador da Vigilância Sanitária. Na oportunidade, Carvalho apresentou a estrutura do Departamento e explicitou como é feita a prevenção da saúde da população.

Já o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Cláudio Robério Silva Mendes, lembrou que todos os participantes do Seminário devem ser agentes multiplicadores das informações repassando para aqueles que não compareceram. “A Secretaria da Agricultura está à disposição para esclarecer questões de mudanças e melhorias” garantiu.

No evento, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, foi montada uma comissão, integrada pelos trabalhadores da feira do São Caetano, para acompanhar todas as discussões. Os seminários vão continuar tratando agora das feiras do Califórnia, no dia 15, Centro Comercial, dia 22, e Mangabinha, dia 29. Pelo projeto, os feirantes deverão ser ouvidos para que contribuam com ideias e sugestões ao Fórum das Feiras Livres.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *