FICC exibe “Fanny e Alexander” nesta terça-feira

Dando prosseguimento ao Projeto Cine Clube, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC vai apresentar amanhã, às 19 horas, em sua sede na Praça Laura Conceição, centro de Itabuna, o filme “Fanny e Alexander”. A exibição será na nova sala de cinema, com 30 lugares. A entrada é franca e haverá a distribuição de pipoca para a plateia.

O filme dirigido por Ingmar Bergman, data de 1982, e conta uma estória vivida no século XX quando o pai de um casal de crianças falece. Desde então, Alexander, o menino, passa a ver o fantasma do pai frequentemente. Tempos depois sua mãe, casa-se com um religioso extremamente rígido e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros.

Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e das suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Passado algum tempo, a mãe toma consciência da real personalidade do marido e de quanto os seus filhos sofrem naquela casa e assim planeja uma maneira de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.

Em 1984, o filme recebeu o Oscar em várias categorias, dentre elas, melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor guarda-roupa e melhor direção de arte.

Para o diretor-presidente da FICC, Roberto José da Silva, a instituição está voltada para fomentar o ressurgimento do cinema em Itabuna. Para ele, é inconcebível uma cidade com 218 mil habitantes sem um espaço sequer voltado para as artes cinematográficas. “O Cine Clube da FICC é só um primeiro passo. Em breve teremos novidades nessa área”, anuncia.

O diretor de Projetos da FICC, Fernando Caldas, diz que o Cine Clube não tem apenas a função do entretenimento e a criação de um espaço para a projeção cinematográfica, mas, exibir filmes que fizeram a história do cinema, exercendo dessa forma uma prática pedagógica em relação à formação de um público culto de cinema em nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.