Governo promete entregar até o final de 2014 obras já iniciadas

A Prefeitura de Itabuna vai entregar até o final do ano pelo menos 20 obras que estão sendo executadas em vários bairros de Itabuna, a exemplo dos bairros Lomanto Junior, Novo Horizonte, Santo Antônio, Santa Inês, Vila Anália, Urbis IV, Nova Itabuna, Vila das Dores, São Pedro, São Roque, Daniel Gomes, Ferradas e Nova Ferradas II (Fernando Gomes), além de áreas do centro da cidade. As obras são realizadas com recursos próprios ou em convênio com os ministérios das Cidades, do Esporte, da Integração Nacional, do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza e da Cultura.

Já está em estágio avançado, por exemplo, a construção das quadras poliesportivas dos bairros Lomanto e Santo Antônio/Novo Horizonte, com mais de 90% das obras concluídas. A previsão é que os equipamentos sejam entregues em fevereiro.

Nos bairros Santa Inês, Antique e São Roque os moradores serão beneficiados com a construção de uma passarela, cujos serviços de concretagem devem ocorrer até a semana que vem. A obra, que facilitará o deslocamento diário de centenas de pessoas, principalmente os estudantes, está em fase final e, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Marcos Monteiro, a previsão é que seja entregue nos próximos dias.

No bairro Nova Califórnia está em ritmo acelerado a construção da estação de tratamento de esgoto, implantação de rede coletora, travessia especial, estação elevatória, leito de secagem e ligações domiciliares, com substituição de esgoto condominial pelo sistema convencional, em um total quatro mil metros de extensão de redes.

A obra, que tem um custo de R$ 2.787.475,18, dos quais R$ 374.448,91 em recursos próprios do município, beneficiará 2.440 famílias do Nova Califórnia e de parte da Califórnia. Já no Jardim Alamar a Prefeitura está realizando serviços de colocação de meio-fio, bancos, construção de passeio, implantação de iluminação, plantio de árvores e ornamentação na Praça Marieta Costa.

Mais investimentos

No centro da cidade, na Praça Otávio Mangabeira, está sendo construída uma unidade de apoio à Guarda Civil Municipal, enquanto na Avenida Amélia Amado estão sendo implantados novos postes de iluminação, realizada obras de urbanização e construção de passeios.

Nos bairros Daniel Gomes e Maria Pinheiro prosseguem as obras de esgotamento sanitário, construção de encosta, macro e microdrenagem de águas pluviais, pavimentação e melhoria das condições de moradias para famílias de baixa renda, com a substituição de barracos de madeira por casas de alvenaria e tijolo.

No bairro Vila Anália, a Prefeitura e a Emasa estão realizando duas frentes de trabalho de saneamento básico e urbanização, com a maior parte dos recursos do governo municipal. A primeira delas beneficiará quatro ruas, que estão ganhando meio-fio, drenagem e pavimentação asfáltica com verba repassada pelo Ministério das Cidades. As obras nas demais ruas do bairro estão sendo realizadas com recursos próprios do município.

No bairro Nova Itabuna,está sendo recolocado meio-fio, recuperada a pavimentação das pistas laterais da rodovia BR-415 e feito paisagismo. O mesmo ocorre na Avenida José Soares Pinheiro, com obras de melhorias de um trecho em frente a 1ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual.

Esporte e Lazer

No bairro Nova Ferradas, através de convênio com o governo federal, a prefeitura realiza obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação. No bairro Nova Ferradas prossegue em ritmo acelerado a construção do Banco de Alimentos, que beneficiará centenas de famílias e pessoas em vulnerabilidade alimentar com aproveitamento de alimentos considerados impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo.

Já no bairro Urbis IV foram concluíram mais de 60% das obras do Centro de Arte e Esportes Unificados (CEU). O equipamento será usado por crianças e adolescentes e moradores dos bairros Nova Itabuna, Urbis IV, Morumbi, Sinval Palmeira, Jorge Amado, Lomanto, Odilon, Ferradas, Santa Catarina, Manoel Leão e Nova Ferradas.

Além da quadra poliesportiva, o CEU contará com pista de skate, equipamentos de ginástica, equipamentos sócio-assistenciais, biblioteca, telecentro, cineauditório/cineteatro com capacidade para 60 pessoas, salas de aula, reuniões e oficinas, paisagismo, pavimentação externa, playground e serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

No Novo Horizonte, além das obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação, os moradores serão beneficiados com a recuperação da estação de tratamento de esgoto. A obra é realizada com recursos próprios. Por último, a Prefeitura também está investindo na drenagem pluvial, esgotamento sanitário, construção de passeio e contenção de encosta na Avenida Juracy Magalhães.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *