HOSPITAL DE BASE FAZ OITO MIL EXAMES LABORATORIAIS POR MÊS

Hospital de Base foto Waldir Gomes.jpg

Reestruturado pela administração municipal, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Base de Itabuna realiza oito mil procedimentos por mês ante apenas dois mil exames mensais que eram realizados no passado. Atualmente, a unidade está funcionando com uma equipe de 26 profissionais entre bioquímicos, biomédicos e técnicos o laboratório e oferece exames desde hemograma e urina até análises para avaliação de pacientes renais, diabéticos e hipertensos.

O laboratório atende a pacientes do próprio Hospital de Base e nas próximas semanas passa a coletar material de pacientes das unidades de saúde dos bairros Califórnia e São Caetano, segundo o diretor-presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna – FASI, médico Paulo Bicalho. Ele acrescenta que a meta é que sejam coletados exames nos cinco principais postos de saúde do Município.

“As melhorias são para atender a demanda externa com toda qualidade, além dos pacientes do hospital de forma plena. Vamos atender aos cidadãos com coleta nos postos para que não seja necessário se deslocar para laboratórios externos. No posto mesmo ele recebe o pedido de exame clínico prescrito pelo médico, realiza a coleta e, posteriormente, recebe o resultado na própria unidade de saúde”, explicou.

As unidades de saúde que serão atendidas estão sendo preparadas com o mobiliário necessário enquanto os profissionais participam de reuniões para adequações dos procedimentos. Com a reestruturação, as melhorias foram feitas em 10 salas do Laboratório do Hospital de Base que passaram por limpeza geral, revisão hidráulica, elétrica e na rede de esgotamento e receberam climatização. “Tudo foi feito para readequação dos serviços de acordo com a necessidade dos pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais”, disse Bicalho.

EXAMES ONLINE

As mudanças começaram após licitação da Prefeitura de Itabuna que teve como vencedora o Centro de Análises e Pesquisas (CAP), empresa terceirizada responsável pelos equipamentos e aquisição de insumos. No laboratório está sendo montada uma sala para exames de microbiologia, procedimento que tem papel fundamental para o controle de infecções e que jamais foi realizado no Hospital de Base. Segundo Paulo Bicalho a sala está em fase de finalização e montagem de equipamentos e deve ficar pronta em duas semanas.

Outra meta do Laboratório do Hospital de Base é a informatização dos dados, com resultado online disponível para médicos e pacientes. A previsão da administração do hospital é que isso somente ocorra após implantação do projeto Cidade Digital, que está em andamento.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *