III Seminário Empresarial reúne microempresários da região

Capacitar, inovar e tornar o pequeno empreendedor mais competitivo. Este é um dos principais objetivos do III Seminário Empresarial “Inovação e Competitividade”, que será realizado no próximo dia 5 de setembro, no auditório da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), em Itabuna.

O encontro, promovido pela Ampesba (Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia), está previsto para começar às 14 horas. O professor e consultor empresarial, Danilo Reis, abre a programação de palestras, falando sobre “Crédito, Inovação e Capacitação”.

Em seguida, a empresária e prefeita de Una, Diane Brito Rusciolelli, vai fazer uma explanação sobre “Desenvolvimento Sustentável Local”. Na oportunidade, ela vai relatar experiências e dar dicas sobre a sustentabilidade dos pequenos negócios.

“Transforme suas ideias em ações e suas ações em resultados”. Eis o tema da palestra motivacional do professor João Carlos Oliveira, de Curitiba. Aliás, este promete ser o ponto alto do seminário.

O presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro, assegura que é uma palestra fantástica e que gostaria que todos participassem. Ribeiro destacou a importância do evento para a região.

“Vale muito a pena discutir esses temas, é um oportunidade de levantar a autoestima do nosso empreendedor, tanto daqueles que já estão no mercado atuando, como dos que pretendem chegar e montar a sua estrutura empresarial”, incentiva.

O professor Ary Melo Mariano Filho, da Uesc, fecha o ciclo de palestras, discorrendo sobre “Marketing Digital”.

 No vermelho

Valdir informou que outra proposta do seminário é despertar nos pequenos e microempresários o interesse em ganhar espaço na área financeira, gerando, consequentemente, mais empregos. “Queremos proporcionar conhecimento, motivação e perspectivas de bons negócios aos nossos empreendedores, não apenas de Itabuna, mas de todo o sul da Bahia”, salientou.

Ele diz estar preocupado com a brusca queda da geração de empregos, registrada nos municípios de Itabuna e Ilhéus. “No último semestre fechamos no vermelho. Então, toda e qualquer iniciativa, seja ela privada ou do setor publico, se faz necessário que aconteça. Só para se ter ideia, de cada 10 empregos gerados nos últimos meses no Brasil, nove foram nos pequenos negócios”, relatou.

Dados da Associação apontam que, a cada 10 empresas estabelecidas ou que venham a se estabelecer na região, 98% são de pequeno porte. “As pequenas empresas nascem todos os dias na Junta Comercial e na Receita Federal. E temos que trabalhar para que elas não desapareçam tão cedo, mas que venham a crescer. Há quem diga que, de cada 10 empresas grandes, seis nasceram pequenas”, avaliou.

São parceiros do Seminário Empresarial a Cia. Júnior (Empresa de Consultoria da Uesc), ADM Júnior, FTC, Prefeitura Municipal de Itabuna e Sebrae. As inscrições já estão abertas e o investimento é de R$ 25. Mais informações pelos telefones (73) 8825-5181/9178-3694.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *