Itabuna: Pojeto Cidade Digital estará disponível para a população em maio, afirma empresa

A empresa contratada pelo Ministério das Comunicações e Prefeitura de Itabuna já concluiu 65% dos serviços de implantação do projeto Cidade Digital, que a partir desse semestre oferecerá internet de banda larga (gratuita) para milhares de pessoas que circulam diariamente pelo centro da cidade, além de contemplar famílias carentes da região do bairro São Caetano, secretarias municipais, Emasa e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

A previsão é que o trabalho realizado por técnicos da empresa G4S Tecnology Brasil esteja concluído até o final de abril e o sistema comece a funcionar em maio. Os técnicos já fizeram o cabeamento de 14 quilômetros de fibra óptica e instalaram os pontos de acesso nos órgãos públicos e nas praças Otávio Mangabeira, Rio Cachoeira e Terminal Rodoviário, no Centro Comercial.

Segundo o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, o cabeamento de fibra óptica foi concluído na rota do São Caetano, Conceição e Alto Maron. Estão prontas também as rotas ligando o bairro Lomanto Júnior, passando pela Avenida José Soares Pinheiro até o Centro Comercial e Hospital de Base/centro da cidade. No total, estão sendo implantados 18,5 quilômetros de fibras óticas.

O diretor-adjunto do Departamento da Tecnologia da Informação da Seplantec, George Lessa, explica que dentre os órgãos públicos beneficiados estão a Secretaria de Transportes Trânsito (Settran), Hospital de Base, Secretaria da Saúde, Emasa, FICC, Centro Administrativo Firmino Alves, Guarda Civil Municipal e Instituto Municipal de Educação Aziz Maron – IMEAM.

Além disso, será instalado um Telecentro Comunitário que funcionará na Paróquia Santa Rita de Cássia, no São Caetano. Nesse ponto serão instalados 20 computadores para utilização pela comunidade, principalmente estudantes carentes do bairro da região do São Caetano. Os pontos de acesso à internet de banda larga terão velocidade de 100 megabytes. No sul da Bahia, nesse primeiro momento de implantação do Cidade Digital pelo Governo Federal, onde somente Itabuna e Uruçuca foram contemplados.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *