Itabuna: Trasnporte coletivo passará a adotar uso de GPS e reconhecimento facial

As empresas concessionárias do transporte coletivo de Itabuna terão 120 dias para implantar um sistema de GPS nos ônibus, como forma de oferecer melhor condição de fiscalização dos horários e itinerários definidos pelo Sistema de Transporte Público Urbano Municipal. A obrigatoriedade consta de decreto assinado pelo prefeito Claudevane Leite, que contém outras exigências, como ar condicionado, elevador para atender à acessibilidade, câmbio automático e reconhecimento facial, para evitar fraudes no uso da meia-passagem.

Segundo o secretário Clodovil Moreira, o dispositivo de GPS será aferido remotamente, através da central de monitoramento, sem ônus para o município, sempre que a fiscalização da Settran entender que seja necessário, reduzindo o tempo em postos de vistoriais e facilitando o trabalho dos fiscais. O novo sistema estará integrado a uma central de rastreamento, monitoramento e de conexão, o que vai facilitar o acompanhamento pela Settran do serviço em tempo real.

De acordo com o Decreto nº 10.742, o sistema GPS ainda permitirá, através de conexão de dados móvel, controlar a localização, velocidade e o itinerário da frota de ônibus urbanos, bem como à identificação, em tempo real e de forma remota, de veículos clandestinos, não autorizados pelo Poder Público a exercer o serviço de transporte público, coibindo a prática de atividade ilegal.

RECONHECIMENTO FACIAL

Pelo mesmo decreto em um prazo de 90 dias as empresas também ficam obrigadas a implantar sistema de reconhecimento facial para controle das gratuidades, no interior de todos os ônibus que integram o Sistema de Transporte Coletivo Urbano. Além de permitir a gravação, mediante reprodução fotográfica de todos os beneficiários de gratuidades: estudantes, idosos deficientes e outros usuários, o sistema vai facilitar a fiscalização e coibir a utilização indevida de passes. O decreto está sendo publicado logo mais na edição nº 558 do Diário Oficial do Município disponível no site oficial: www.prefeituradeitabuna.com.br.

Foto: Reprodução

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *