MAIS DE MIL PESSOAS COMPARECEM AO DIA DE COMBATE AO GLAUCOMA EM ITABUNA

IMG_2560.jpg

Mais de mil pessoas compareceram, na manhã deste sábado (19), ao Dia de Detecção Precoce e Combate ao Glaucoma, evento anual realizado pelo DayHORC e parceiros, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário Erick Ettinger acompanhou o inicio do atendimento das ações do GlaucomoDay e destacou o trabalho executado pelas unidades básicas de Saúde, que orientaram pacientes com predisposição para a doença realizar a triagem hoje.

“Nós entendemos a importância da prestação de serviço especializado de forma aberta para a comunidade de Itabuna e por isso apoiamos o GlaucomaDay. As unidades básicas de Saúde tiveram boa participação no evento, orientando a triagem dos pacientes com predisposição à doença, evitando assim surpresas futuras e desempenhando o papel preventivo de um diagnóstico precoce, o que é fundamental para o controle da doença”, explica Eric Ettinger.

De acordo com glaucomatólogo e coordenador técnico do evento, o médico Rogério Vidal, o diagnóstico em fase inicial ou a doença diagnosticada precocemente facilita o tratamento do paciente. “O glaucoma é uma doença de caráter hereditário. Por isso, em famílias de portadores de glaucoma, há a necessidade que todos façam os exames preventivos. Os casos com suspeita confirmada, já saem do evento com um check-up de glaucoma agendado para classificação do tipo da doença e início do tratamento”, explicou.

Para o mecânico Norival Santos, que foi orientado a fazer a triagem por agentes comunitários da unidade de saúde do bairro Santa Inês, a parceria entre a Prefeitura e os organizadores do evento, demonstra o compromisso do prefeito Claudevane Leite com a saúde das pessoas. “Fui orientado no Posto de Saúde do meu bairro, fiz o exame aqui, onde fui bem recebido por toda equipe e pelos médicos do DayHORC. Graças a Deus minha visão está perfeita. Essa parceria deu certo e mostra o compromisso do nosso prefeito Vane com a saúde da nossa gente. Prevenir é a melhor forma”, afirmou.

O oftalmologista, especialista em Glaucoma do DayHORC, Rogério Vidal, informou que nenhuma das pessoas que compareceram ao dia de prevenção e combate à doença ficaria sem atendimento. “Todos os que estão na fila serão atendidos, já que a nossa meta é duplicar os atendimentos feitos na primeira edição, ano passado, que alcançou cerca de mil pessoas. O comparecimento das pessoas nos estimula a prosseguir com a campanha”, assinalou. O coordenador agradeceu às entidades parcerias e o apoio recebido da Secretaria Municipal da Saúde.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *