MATADOURO DE ITABUNA REABRE NESTA SEXTA

Matadouro Fotos Pedro Augusto.jpg

A Prefeitura de Itabuna entrega à população, nesta sexta-feira, 12, às 9 horas, o matadouro municipal completamente reformado e adequado às normas federais de abate e higiene. Fechado em março do ano passado, por determinação da Justiça, por causa de problemas acumulados em oito anos de funcionamento fora das normas da Portaria nº 304/2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, o matadouro passa a ser operado pela empresa Afrisul, vencedora de licitação pública realizada em abril deste ano.

Em cumprimento a uma das exigências da licitação, a nova empresa concessionária absorveu os 43 empregados que já trabalhavam no matadouro antes da interdição judicial e o quadro de pessoal ainda foi ampliado em 45%. Este aspecto é destacado pelo prefeito Claudevane Leite para quem, mais importante do que a atividade econômica em si, estão o resultado social e o cuidado com a saúde da população. “O matadouro emprega dezenas de pais de família, a maioria daquela região de Ferradas e Novas Ferradas e vai oferecer um alimento com qualidade de higiene para a população”, enfatiza Vane.

Nesta nova fase, o matadouro tem capacidade para abatimento diário de aproximadamente 300 animais de grande e médio porte. A unidade conta com duas câmaras frigoríficas (que chegam a três graus negativos) e uma câmara de congelamento para vísceras (que chega a 20 graus negativos) três lagoas de tratamento para o descarte correto dos resíduos, para evitar a contaminação do solo das áreas entorno do empreendimento, além de equipamentos modernos de abate e manuseio do resultado do abate.

Dentre as melhorias ainda se incluem a ampliação dos currais e a construção de um espaço de isolamento para animais doentes em tratamento e uma plataforma suspensa para inspeção veterinária. Graças aos novos currais os animais poderão descansar 12 horas, cumprindo uma exigência técnica que garante uma carne macia e de melhor qualidade.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *