Ministério do Esporte vai classificar estádios de futebol de todo o país

O Ministério do Esporte iniciou, nesta semana, um levantamento das reais condições dos 152 estádios de futebol brasileiros com capacidade igual ou superior a 10 mil torcedores. Realizado em parceria com o Instituto Vistual Internacional de Mudanças Globais (Ivig), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o levantamento envolverá visitas a todos os locais, onde serão verificadas, entre outros pontos, as condições de acesso, conforto e segurança.

O diretor nacional de Defesa dos Direitos do Torcedor, Paulo Castilho, explica que, após esse trabalho, os estádios serão classificados em níveis. “A ideia é que o torcedor possa saber qual o nível das condições do estádio que ele está acessando para ver um jogo de futebol.

O objetivo é classificar esses estádios por suas qualidades, onde serão avaliados itens como instalações elétricas, condições estruturais e de higiene, sistema contra incêndio, além de questões ligadas à segurança e à acessibilidade”, aponta Castilho.

A iniciativa visa cumprir o Estatuto do Torcedor, o qual prevê acesso com segurança e conforto aos estádios. “O Ministério do Esporte está trabalhando com essas políticas estruturantes e isso será um marco em termos de levantamento das reais condições de conforto, acesso e segurança dos estádios de futebol e defesa do estatuto do torcedor”, completa Paulo Castilho.

O ministério dará continuidade a esse projeto em 2014, ampliando as visitas para outros 300 estádios utilizados no Brasil para competições nacionais e internacionais. “Conseguindo fazer um levantamento de todos esses estádios que são utilizados no Brasil, nós teremos uma real radiografia da situação de norte a sul”, finaliza Castilho.

Fonte: Portal Planalto com informações do Ministério do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.