Mundo Pet no BF dá dica: Como deixar seu animal com sorriso nota 10!

É fundamental cuidar da saúde bucal dos cães, especialmente dos que já tem dentição definitiva. Pouca gente sabe que o animal pode apresentar males graves, fácies de evitar com medidas simples como a escovação, três vezes por semana.
Um dos problemas mais comuns que afeta 80% da população canina é a doença periodental, causada pela placa bacteriana que se acumula nos dentes e calcifica até virar tártaro, trazendo como conseqüência o mau hálito, inflamação da gengiva e até perdas dos dentes. Além disto, as bactérias da boca e suas toxinas podem entrar na corrente sanguínea e causar infecções no coração, nos pulmões, no fígado e nos rins.
Os cuidados com os dentes devem ser iniciados cedo, no início o cachorro fica irritado, mas a resistência é passageira, comece com carinhos no focinho e massagens suaves nas gengivas, assim que o bicho aceitar o gesto ofereça uma recompensa, como passeios e biscoitos, e passe para etapa seguinte, que é o uso de uma dedeira ou gaze enrolada no dedo e depois é só apresentar a escova de dente.

Drª. Suzana Santos
Médica Veterinária (Mundo Pet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.