Mundo Pet no BF dá dicas: Cuidados com os cães filhotes!

Alimentação – Ofereça nos primeiros dias a mesma alimentação a que o cãozinho estava acostumado. Quando for mudar de alimento, é importante que faça gradualmente, ao longo de uma semana. Ofereça alimentos completos e balanceados de boa qualidade e deixe sempre água fresca à disposição.
Cama – Reserve um local longe de correntes de vento e calmo para a caminha do filhote. Pode ser uma caixa em que o cãozinho possa entrar e sair com facilidade, um cobertor dobrado, um pequeno colchão ou caminhas específicas.
Sono – Os cães nesta fase dormem muito, respeite o sono do seu cãozinho.
Brincadeiras – Os filhotes adoram morder coisas e não sabem distingüir entre o que podem ou não podem brincar. Portanto, tenha brinquedos específicos para cães e de tamanho adequado, de modo que não corram o risco de engolí-los. Cuidado também com objetos muito pequenos deixados no chão. Os cãezinhos podem engolí-los e ocasionar sérios problemas à sua saúde. Não deixe ao alcance do filhote objetos que você não quer que ele destrua, tais como sapatos, fios elétricos, etc.
Certo X Errado – Quando o cãozinho fizer algo errado diga “NÃO” de forma enérgica. Não precisa gritar ou bater. Quando o cãozinho fizer algo correto, afague-o e diga “MUITO BEM” carinhosamente.
Saúde – Não saia na rua com o seu cãozinho sem que ele tenha tomado todas as vacinas necessárias. Leve o cãozinho para uma consulta ao médico veterinário logo nos primeiros dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.