NO MÊS DA MULHER PREFEITURA DE ITABUNA OFERECE 5.400 MAMOGRAFIAS. MUTIRÃO COMEÇA DIA 12

mamografias

A partir do dia 12, um mutirão promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará 5.400 mamografias para mulheres residentes no município, com idade acima de 35 anos. O mês de março foi escolhido para a ação por ser o mês em que as mulheres são homenageadas. As mamografias serão feitas entre os dias 12 e 29 de março, inclusive aos sábados e domingos, em uma carreta adaptada com equipamentos e consultórios. 

Segundo o secretário de Saúde, Eric Ettinger, serão realizadas 300 mamografias por dia e não haverá necessidade de consulta prévia ou pedido do médico. As interessadas precisam apenas procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e solicitar a inscrição para o procedimento. Eric Ettinger reforçou a importância do mutirão, principalmente, pela alta incidência de câncer de mama, que é a doença que mais mata mulheres no Brasil. “A detecção precoce é fundamental para ampliar a probabilidade de cura. Também por isso a Secretaria da Saúde vai assegurar todos os procedimentos que, eventualmente, sejam desencadeados pela mamografia”, garantiu. 

A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Aline Anjos, explicou que as mamografias serão realizadas em iniciativa da administração municipal em parceria com a Policlínica Condeúba, que tem convênio com o Estado para os exames. À Prefeitura caberão somente as despesas de hospedagem, alimentação e deslocamento da equipe. A mamografia será bilateral, isto é, nas duas mamas, e o resultado será entregue na unidade de saúde em até 45 dias.

PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *