NOVO APLICATIVO DO BB AJUDA A IDENTIFICAR DINHEIRO FALSO

bb.jpg

Aplicativo Dinheiro Brasileiro, que fornece informações sobre os elementos de segurança do real, foi lançado esta semana pelo Banco Central (BC). Além dele, foi lançada uma nova versão do aplicativo Câmbio Legal, responsável por localizar pontos de compra e venda de moeda estrangeira. Os aplicativos para celular e tablet estão disponíveis em português, inglês e espanhol e podem ser baixados gratuitamente na App Store e na Google Play Store.

Para usar o aplicativo Dinheiro Brasileiro é preciso aproximar a cédula da câmera do aparelho. O aplicativo indica onde ficam os elementos de segurança para que a população brasileira ou turista estrangeiro possa verificar se a nota testada é verdadeira. Segundo o BC, a ideia que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, pois o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.

Para o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney Figueiredo Filho, esse tipo de iniciativa segue uma tendência internacional: Há aplicativos como esse no México, no Japão e na zona do euro. Achamos por bem trazer-lo para o Brasil, aproveitando o momento em que turistas vêm para a Copa do Mundo, disse.

Este ano, até maio, foram recolhidas 132,3 mil notas de real falsificadas. A de R$ 100 da segunda família foi a mais copiada, com 37,7 mil unidades. A orientação do BC para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entrega-la a um banco.

Gente & Mercado

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *