Nutricionista do BF fala sobre alimentação da mulher

A alimentação é importante para todas as faixas etárias. Uma alimentação saudável pode manter o peso ideal, auxiliar a mulher a manter a saúde do corpo, e, com isso evitar os desconfortos decorrentes das mudanças hormonais e a prevenir diversas doenças. Seja qual for à idade, comprometendo-se a uma dieta saudável a mulher vai se sentir melhor, consumindo alimentos que não cause danos á sua saúde ajudando-lhe a manter sua boa forma.

Durante a puberdade, o corpo das meninas se desenvolve rapidamente, levando a uma preocupação com a imagem corporal. Com o objetivo de emagrecer elas acabam adotando dietas da moda e pular refeições. Tudo isso pode levar a uma deficiência de nutrientes.

Para muitas mulheres o tempo de trabalho, a correria dentro de casa, educar os filhos e cuidar de idosos deixa pouca ou nenhuma atenção para si. Fazer mudanças simples na sua alimentação pode melhorar sua saúde. O ganho de peso, câncer de mama, osteoporose, deficiência de ferro, todos estes são exclusivos para as mulheres, ou são mais prevalentes em mulheres. Aqui estão algumas dicas de saúde, especialmente para as mulheres:

Para ajudar a aliviar os sintomas da TPM: evitar café, refrigerantes, álcool e temperos industrializados.

Uma doença que acomete as mulheres é a osteoporose, diminuir o consumo de café, chá preto, refrigerante tipo cola e chocolate em excesso, álcool e fumo. Aumentar o consumo de agrião, acelga, brócolis, couve, aveia de preparo instantâneo, sementes de gergelim, flocos de cereais, leite de vaca integral ou desnatado, iogurte, leite de cabra, queijo minas frescal, ricota, sardinha, salmão pois são ótimas fontes de cálcio.

Consuma fontes naturais de soja, como leite de soja, nozes e soja. Comer quantidades moderadas de produtos á base de soja pode ajudar a diminuir os sintomas da menopausa.

Reduza quantidade de alimentos que são ricos em gordura saturada, pois pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames.

Aumentar o ácido fólico na alimentação, incluindo vegetais verdes folhosos, frutas cítricas, morangos e legumes. Especialmente pra mulheres que estão pensando em engravidar ou já estão na fase inicial da gestação, é essencial pra diminuir o risco de ter uma gravidez afetada com defeitos na formação do tubo neural.

Estas são somente algumas dicas de alimentação saudável para ajudar você e outras mulheres a ficar em forma e aproveitar a vida!

Luiza Luiza Souza, Nutricionista e moradora do Bairro de Fátima

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