O que é preciso para o jovem entrar no mercado sem experiência?

As empresas sempre querem contratar pessoas com experiência, qualificadas. E como ficam os jovens que nunca trabalharam e estão à procura do primeiro emprego? Veja quais são as melhores formas do jovem hoje conseguir entrar no mercado. Cursos gratuitos podem ser uma boa opção.
A falta de emprego é implacável com o jovem. O número de desempregados entre 15 e 24 anos é três vezes maior do que a quantidade de adultos sem emprego.
“Eles têm muito baixa auto-estima, eles acham que eles não são capazes de nada”, conta Katia Issa Drugg, diretora do IPP.
Há muitas vagas para quem é jovem, principalmente no comércio e em escritório: auxiliar, balconista, atendente. Não precisa ser necessariamente um bico. Você pode conseguir um emprego que vai servir como uma carreira no futuro.
Na falta da experiência, busque uma empresa que tenha vaga para aprendiz. Pela lei, médias e grandes empresas são obrigadas a contratar quem tem entre 14 e 24 anos. No Programa Aprendiz Legal, do CIEE, parte da jornada eles trabalham e na outra, estudam. 
“É uma oportunidade dele se formar como pessoa e como profissional. O programa trabalha muito a questão da cidadania paralelamente trabalhando questões comportamentais desse jovem“, explica Sylvanna Rocha, gerente nacional do Programa Aprendiz Legal, do CIEE. Estudar, isso é essencial para o jovem.
Fonte: Jornal Hoje

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *