O uso dos medicamentos pelos brasileiros é tema de pesquisa nacional

Mais de 38.400 pessoas, todas voluntárias, serão entrevistas, a partir de hoje, pelo Ministério da Saúde sobre o acesso da população a medicamentos.

As entrevistas fazem parte da PNAUM (Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos) — estudo realizado pelo Ministério da Saúde sobre o assunto.

Os voluntários, de mais de 240 municípios, irão responder sobre temas como o uso de remédios, acesso aos produtos no SUS (Sistema Único de Saúde), uso racional de medicamentos e automedicação. Os entrevistados foram divididos por gênero, escolaridade e em sete faixas etárias.

A previsão é de que o resultado da pesquisa seja divulgado no início de 2014.

’O resultado vai possibilitar conhecer os hábitos da população e possibilitar o uso racional de medicamentos’, disse Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, por meio de nota oficial.

Segundo o ministério, aproximadamente 60.000 internações por intoxicação causadas por medicamentos foram registradas nos últimos cinco anos. ‘Queremos garantir que toda a população saiba como fazer tratamentos com medicamentos da forma mais segura possível. O medicamento é um bem somente se for usado de forma adequada’, disse Gadelha.

Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.