ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NA REDE DE URGÊNCIA É META DO SETOR DE SAÚDE EM ITABUNA

Fluxograma.jpg

A partir de setembro gestores da área de saúde de Itabuna vão se reunir, mensalmente, em um fórum sobre os serviços e atendimentos da rede de urgência. A decisão sobre a realização do fórum foi tomada durante reunião, na semana passada, entre representantes do Hospital de Base, Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI), Hospital São Lucas, Hospital Calixto Midlej Filho, Maternidade Esther Gomes e Secretaria Municipal de Saúde, que discutiram sobre a construção e o detalhamento das Redes de Atenção e de Urgência e Emergência.

A meta é promover a integração de ações e serviços de saúde com atenção contínua, integral e de qualidade, além de garantir que seus componentes atuem de forma integrada, articulada e sinérgica ao incrementar o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora de Urgência da Secretaria da Saúde de Itabuna, Sandra Campos, foi uma reunião inicial e informal. “Foi bastante produtiva em termos de conhecimento para a construção de um objetivo em comum a todos: um ambiente de diálogo e participativo em prol da comunidade”, disse.

Entre os objetivos do fórum estão temas como: conhecimento dos princípios de Redes de Atenção à Saúde; conhecimento coletivo da rede local; Conhecimento da Central da Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e da Rede de Urgência e Emergência – RUE local. Bem como, a formação de um grupo interinstitucional para manter a representação no Comitê Gestor Municipal e Regional.

Durante o evento foi esclarecido que todos os pontos de atenção à saúde são igualmente importantes para que se cumpram os objetivos das redes de atenção, como também a necessidade de todos os componentes participarem do acolhimento, qualificação profissional, informações e regulação de acesso.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *