Pescadores baianos terão desconto na compra de veículos utilitários

Pescadores baianos terão desconto na compra de veículos utilitários.jpg

Profissionais da pesca da Bahia terão mais facilidade para a aquisição de veículos utilitários. Uma parceria da Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e a General Motors do Brasil, por meio da concessionária Frutosdias, possibilitará a pescadores e marisqueiras cadastrados no sistema CadCidadão receber descontos de até 20%.

Por enquanto, a medida abrange federações, associações, colônias de pesca e profissionais com Registro Geral da Pesca (RGP). Habitação, educação, saúde ocupacional e serviços básicos já integram o conjunto de ações interinstitucionais da Bahia Pesca em benefício da categoria. O presidente da empresa, Cássio Peixoto, destaca que pescadores e marisqueiras inseridos no CadCidadão já são beneficiados com a redução de até 65% na tarifa de energia e acesso à telefonia popular.

Peças, acessórios, serviços, seguros e motos com descontos de até 15% também fazem parte do pacote preparado pela concessionária. “O produtor rural já está contemplado nesta ação. O que fizemos foi incluir o pescador neste segmento, ajustando questões operacionais ao RGP para a validação dos clientes que se apresentem à concessionária como profissional da pesca”, explicou a gerente de Vendas Diretas da Frutosdias, Roberta de Souza.

Vida Melhor

Na próxima semana, as duas empresas vão analisar estratégias para facilitar o acesso de pescadores e marisqueiras do programa Vida Melhor à ação. Além disso, o assunto estará em pauta durante uma reunião entre a Bahia Pesca e federações baianas marcada para o dia 24 deste mês.

Módulo do programa Vida Melhor, criado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o CadCidadão foi aprimorado no segmento de pesca e aquicultura visando estabelecer um perfil da atividade no estado. “Um dos grandes diferenciais deste trabalho é a possibilidade de identificar as diferentes modalidades da atividade e promover ações especificamente voltadas para os produtores individuais, familiares ou associados”, explicou o presidente da Bahia Pesca.

O cadastro de beneficiários tem sido ação sistemática da empresa, agregando informações referentes à condição socioeconômica de pescadores e marisqueiras dos 417 municípios da Bahia. “Com essa nova base de dados, hoje podemos avaliar qualitativamente o desenvolvimento das ações e promover melhor assistência técnica às milhares de famílias atendidas pelo programa Vida Melhor”, disse Cássio Peixoto.

Para realizar o trabalho, técnicos visitam colônias e associações de pescadores e marisqueiras em diversos pontos do estado, identificando novos beneficiários e prestando assistência técnica a famílias já cadastradas no Vida Melhor.

A inserção no CadCidadão é feita após preenchimento de questionário pelos profissionais da pesca e apresentação de documentos comprobatórios da atividade como RGP, Número de Identificação Social (NIS), carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Caso o pescador não possua algum desses documentos é devidamente orientado no momento do cadastro sobre a forma de obter os mesmos.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *