PLANO DE SANEAMENTO DE ITABUNA SERÁ DEBATIDO NOS BAIRROS

Diretrizes do PMSB - Foto Wilson Oliveira.jpg

O diagnóstico sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Itabuna será mais uma vez debatido com a população durante audiências públicas nos bairros São Caetano, Fátima e Lomanto e no centro, previstas para o mês de setembro. Na próxima semana, o cronograma sobre os próximos eventos do PMSB será apresentado ao prefeito Claudevane Leite, quando então serão confirmados locais, datas e horários.

Durante os encontros com a população será discutido o resultado do relatório sobre a captação tratamento e distribuição de água, transporte e tratamento de esgoto e disposição de resíduos sólidos. Além das audiências públicas, o diagnostico será debatido também em um seminário que será realizado até o dia 30 de setembro no auditório da FTC, no centro de Itabuna.

O levantamento do PMSB traz informações detalhadas sobre a quantidade de domicílios com rede de esgoto, percentual de esgoto tratado, consumo diário de água, produção e destinação do lixo residencial, industrial e hospitalar. O estudo vai indicar também como funciona a drenagem de córregos e águas pluviais urbanas.

O secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, explica que o diagnóstico apontará ainda as necessidades de investimentos para melhorar a oferta de água potável, destinação do esgoto sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. “O PMSB vai ajudar a administração nortear as ações para minimizar os impactos ambientais no município e melhorar os serviços prestados a população”, diz o secretário.

Wenceslau Júnior afirma que o texto final em forma de projeto de lei será encaminhado para Câmara de Vereadores de Itabuna até o mês de outubro. Com a implantação do PMSB, o município ficará habilitado a se inscrever em programas e investimentos em saneamento básico do governo federal.

O Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo construído com a colaboração de técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Emasa, secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Agricultura e Meio Ambiente e Tecnologia e Planejamento. O PMSB é uma exigência estabelecida pela Lei Federal nº 11.445/07 para o planejamento de diretrizes para a prestação de serviços públicos.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *