POLICLÍNICA DE ITABUNA OTIMIZA E AMPLIA ATENDIMENTO MÉDICO

Policl foto 04 Pedro Augusto.jpg

A Policlínica Dois de Julho vem registrando avanços na otimização e ampliação de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabuna, graças a investimentos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na contratação de mais médicos especialistas, reforço da equipe de apoio e reestruturação do sistema de agendamento de consultas e retornos. Isso possibilitou a humanização no processo de marcação de atendimentos, praticamente eliminando as longas filas e reduzindo o tempo de espera às quais eram submetidos os usuários.

Somente para o mês de julho, já estão programados mais de 2.700 consultas e 1.625 retornos. “O atendimento aqui realmente está melhor, pois, não existem mais filas. Eu, por exemplo, precisei passar por um cardiologista e fazer um eletrocardiograma e tudo foi feito num tempo razoável”, afirma o servidor público federal Valdemar Andrade Filho, para quem as pessoas às vezes não querem entender que é grande a demanda por atendimento médico em Itabuna, inclusive por pessoas de outros municípios vizinhos. “Porém, com a nova dinâmica adotada pela Policlínica os serviços melhoraram bastante”, atesta.

Nos últimos meses o quadro de médicos da Policlínica foi recomposto e a unidade conta com 48 profissionais, de 19 especialidades: cardiologia (adulto e infantil), cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, geriatria, hematologia e homeopatia. Também são oferecidos atendimentos nas áreas de nefrologia, neurocirurgia, neurologia, nutrição, oftalmologia, otorrinolaringologia, proctologia, psicologia, reumatologia e urologia. Destes profissionais 23 foram contratados na atual administração.

Uma das mudanças mais significativas para a melhoria do atendimento diz respeito à nova dinâmica adotada para a marcação de consultas. Antes, o paciente precisava ser referendado pela Unidade Básica de Saúde para marcar a consulta na Policlínica. Atualmente, as cotas mensais e o agendamento são encaminhados às unidades de saúde, permitindo aos usuários a marcação no local mais próximo de sua residência, conforme os dias previstos, que são informados com bastante antecedência.

Fundada em julho de 2001, a Policlínica Municipal Dois de Julho é referência para o atendimento ambulatorial de especialidades médicas, visando à resolutividade, combinando graus de eficácia e eficiência das ações em saúde do nível de atenção secundária, através do Departamento de Média e Alta Complexidade. O atendimento na Policlínica Dois de Julho é feito de segunda à sexta-feira, das 6 às 17h30min, e aos sábados a partir das 7h, conforme o agendamento.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *