PREFEITURA E SEBRAE ORIENTAM AMBULANTES SOBRE VENDA DE ALIMENTOS

Prefeitura e Sebrae ambulantes - Foto Wilson Oliveira 2.jpg

Em novo encontro nesta quarta-feira, às 15 horas, no Ponto de Atendimento Sebrae, na Rua Paulino Vieira, os vendedores ambulantes que comercializam gêneros alimentos nas ruas e em espaços públicos cadastrados pela Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Itabuna começam a fazer a formalização como microempreendedor individual (MEI). Este foi um dos resultados da reunião no final da tarde de segunda-feira no auditório do Sindicato dos Comerciários.

Além de dar o primeiro passo para a formalização junto ao Sebrae, os técnicos da Vigilância Sanitária também fizeram esclarecimentos sobre a necessidade de aplicação do Manual de Boas Práticas de Fabricação, necessidade de higiene pessoal e uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs). Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Antonio Carlos Carvalho, pelo Projeto Ambulante legal os camelôs também foram orientados ao reordenamento de sua produção, inclusive com a implantação de cozinhas industriais em substituição às cozinhas domésticas.

No encontro de segunda-feira, os ambulantes também foram informados sobre a utilização de equipamentos térmicos de até 60 graus centigrados e de expositores fechados para venda de alimentos nas ruas. Outra orientação diz respeito à proibição de exposição de salgados e outros alimentos ao sol, proibição de utilização fracionada de condimentos – maionese, ketchup, mostarda etc. – devendo se utilizar tais produtos em sachês para que seja evitada a contaminação.

Os ambulantes serão acompanhados pelo Sebrae que os auxiliará na formalização das empresas, abertura de linhas de crédito, cursos de qualificação de mão de obra e associativismo e pela Prefeitura de Itabuna que, por intermédio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, criará facilidades para novos cursos de capacitação e até mesmo acesso ao financiamento pelo Banco do Povo ou outra instituição oficial de crédito.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *