PREFEITURA INICIA A LIMPEZA DO CANAL DO BAIRRO CALIFÓRNIA

Sedur inicia limpeza manual do canal de drenagem do Califórnia - Foto Gabriel de Oliveira 1

Moradores das proximidades das ruas São Leopoldo e São Mateus no bairro Califórnia estão acompanhando a limpeza do canal de macrodrenagem que corta o bairro, que foi iniciada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur. Hoje uma equipe de sete operários realiza o trabalho de desobstrução do canal e de remoção de lixo e entulho que somente será concluído depois de atingir a última parte dos cerca de quatro quilômetros de extensão do canal.

Atualmente, a limpeza está sendo executada manualmente devido à invasão de construções residenciais no leito do canal ao longo do tempo. Mas, de acordo com o encarregado da Sedur Roque Junior na próxima etapa será utilizada uma escavadeira hidráulica em local onde seja possível a máquina operar. “A gente pede a cooperação dos moradores para que evitem jogar lixo e entulho no canal ou em áreas próximas. A comunidade como um todo é que acaba sendo prejudicada, além da Prefeitura que precisa investir recursos públicos que poderiam ser empregados em outra ação”, afirma. 

Além de remoção do material, a equipe da Sedur também faz a supressão de vegetação, alonga e aprofunda a calha do canal para facilitar o escoamento de águas pluviais e sanar problemas causados aos moradores. Há dois anos a Prefeitura vem executando um programa de limpeza e conservação de canais de drenagem em vários bairros da cidade, muitos dos quais sem qualquer manutenção há vários anos. Recentemente foi concluida a limpeza do canal do bairro Nova Califórnia, nas proximidades do acesso ao condomínio residencial Jardim América.

É determinação do prefeito Claudevane Leite que a Sedur continue beneficiando toda a cidade. Pelo programa que a Sedur vem executando de limpeza e manutenção de canais de drenagem já foram atendidos os moradores dos bairros São Caetano, Novo Jaçanã, São Pedro, Califórnia, Nova Califórnia, Jaçanã, Novo Jaçanã, Santa Clara, Urbis IV, Sinval Palmeira, Lomanto Junior, Nova Itabuna e São Roque, dentre outros.

PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *