PREFEITURA LEVA SERVIÇOS SOCIAIS E DE SAÚDE A MORADORES DA CALIFÓRNIA

MutirAo no Vida Nova Foto Pedro Augusto.jpg

Cerca de 1.600 pessoas, principalmente crianças e idosos, que moram no Conjunto Habitacional Vida Nova, no bairro Califórnia, tiveram acesso a diversos serviços gratuitos oferecidos pela Secretaria da Assistência Social nas áreas de saúde, jurídica e assistência social. Os moradores foram contemplados com o Mutirão da Cidadania realizado neste sábado, 10, entre 8 e 16 horas, pela Prefeitura de Itabuna e parceiros da iniciativa privada.

Durante o evento centenas de pessoas se submeteram a exames de vista, receberam orientações na área de odontologia e fizeram testes rápidos de HIV e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e glicemia. Outras aproveitaram para regularizar a situação cadastral no Programa Bolsa Família e tirar dúvidas sobre ações judiciais com advogados do Núcleo de Assistência Jurídica ao Cidadão do município.

O movimento foi intenso, principalmente nas primeiras horas da manhã. As mulheres saiam dos estandes do Programa Bolsa Família, Saúde e Jurídico e corriam para garantir a mudança do visual para o Dia das Mães. Durante quase todo o dia foi grande a fila no estande de beleza, onde foram feitos gratuitamente corte e escovinha de cabelo.

De acordo com o diretor do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria de Assistência Social, Elan Barros, o objetivo do mutirão foi facilitar a vida de quem não tem tempo para se deslocar até a sede do Bolsa Família, no centro da cidade ou a uma unidade básica de saúde. “Muitas dessas pessoas trabalham durante a semana e não conseguem regularizar a situação cadastral nos programais sociais do governo federal. Já outras, pela idade avançada, tinham dificuldade de deslocamento”, explicou.

A maioria dos moradores comemoraram a iniciativa da Prefeitura. “Moro aqui há mais de dois anos e pela primeira vez estamos tendo um pacote de serviços quase completo. O atendimento está sedo muito rápido e, o melhor é que não precisamos pegar senha”, contou a moradora Sheila Costa Ferreira, que estava entre as famílias beneficiadas com kits distribuídos pela Secretaria de Assistência Social. Cada kit contém duas escovas, creme dental e sabonete para a higiene pessoal.

Para a síndica do Conjunto Habitacional Vida Nova, Ana Marta dos Santos, os serviços superaram a expectativa dos moradores. “Foi a melhor coisa que já aconteceu aqui. Esse sábado está sendo muito especial tanto para as pessoas adultas quanto para as crianças, que estão tendo acesso a serviços de saúde e a esses brinquedos montados pela Secretaria de Assistência Social”. É que ao lado dos estantes de serviços, foi montado um espaço de recreação infantil.

O Mutirão da Cidadania foi realizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Centro de Saúde Auditiva de Itabuna, DayHorc, Drogarias Velanes e Assitência Jurídica Municipal.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *