PREFEITURA LIBERA PRIMEIROS EXTRATOS DO FGTS DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Jean Baraúna Foto Pedro Augusto

Decorrido um ano e meio do processo de regularização e individualização das contas do FGTS dos servidores municipais, um grupo de aposentados e pensionistas da Prefeitura de Itabuna recebeu hoje o extrato atualizado do FGTS do período de 1990, emitido pela Caixa econômica Federal. Durante encontro, na Usemi, cerca de 400 aposentados e pensionistas receberam as informações sobre os próximos passos do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, que atualizou informações e detalhou prazos.

“A partir de 1º de abril e até o dia 5 de setembro estaremos realizando a individualização das contas de FGTS dos mais de 400 aposentados e pensionistas, cuja documentação está regular”, disse o diretor do Departamento de RH, Jean Baraúna. Segundo ele, a Caixa Econômica enviou apenas os extratos das pessoas com documentação regularizada, cujos nomes se iniciam com as letras de A a K. Contudo faltaram extratos referentes às letras B, C e D, que estarão sendo liberados ao longo desta sexta-feira. 

Desde 2013, por determinação do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, a Secretaria da Administração vem trabalhando junto à Caixa Econômica Federal visando à individualização do Fundo de Garantia Por Termo de Serviço – FGTS. Vane quer assegurar que nenhum servidor público municipal ativo ou inativo fique impedido de ter atualizado seus dados, acompanhar a conta por extratos liberados pela Caixa e utilizar o saldo do seu FGTS.

A medida individualização das contas do FGTS beneficiará servidores ativos e inativos com contratos com a Prefeitura entre 1° de janeiro de 1968 e 30 de dezembro de 2012. A demora do processo é justificada pela necessidade de pesquisa de dados junto à CEF e ao Ministério do Trabalho, já que antes de 1990 o Departamento de Recursos Humanos e outras repartições da Prefeitura de Itabuna não eram informatizados.

PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *