PREFEITURA RETOMA AÇÕES DO PROGRAMA CRACK É POSSÍVEL VENCER

Crack_INT.jpg

Depois de atividades visando enfrentar a questão das drogas, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Assistência Social – SAS vai retomar o Programa “Crack é Possível Vencer.” Na manhã desta quarta-feira (20), o secretário José Carlos Trindade confirmou que o ônibus de vídeomonitoramento cedido pelo Governo federal e dotado de 40 câmaras,vai ficar estacionado na Praça Rio Cachoeira para monitoramento de parte da beira-rio e do centro da cidadeem um raio de cinco quilômetros.Itabuna é o primeiro município do Sul da Bahia a desenvolver plenamente o programa.

Equipadocom monitores de LED e antena de alta frequência,o ônibus consegue captar imagens das câmeras que serão espalhadas pelas áreas identificadas como de maior consumo de crack, maconhae outras drogas.Como parte do Programa, o município também dispõe de duas motocicletas, dois carros e um pacote de tecnologias não letais, para uso eventual quando houver necessidade de controle físico do usuário. 

“Os equipamentos serão primordiais para a identificação dos pontos de uso e de tráfico de drogas no município. A partir dessa semana colocaremos em prática os trabalhos de abordagem e prevenção para que possamos diminuir os índices de violência na cidade, já que é visível que a droga é peça fundamental para esse índice negativo”, explicou o secretário José Carlos Trindade.

O secretário destaca ainda que a abordagem facilita o encaminhamento dos usuários para a rede de saúde e para atenção básica. “Serão dois tipos de abordagens com a Guarda Civil Municipal, dando apoio e suporte para os técnicos da Assistência Social. Estaremos preparados para qualquer tipo de reaçãodiante das pessoas que serão abordadas. Além disso, faremos contato direto com representantes de bairros para a realização de palestras de prevenção às drogas nasdiversas comunidades”, informou o secretário.

 O Programa Crack é Possível Vencer é desenvolvido pelo Governo Federale coordenado pela Prefeitura de Itabuna, através Secretaria de Assistência Social, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde,Educação e de Desenvolvimento Urbano, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. O programa visaidentificar áreas de maior vulnerabilidade social para a aplicação de políticas sociais e de saúde pública.

PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *